2017/12/17

Como o Tesla Roadster irá fazer 0-100Km/h em 1.9 segundos


O impressionante Tesla Roadster que a Tesla está a prometer para 2020 vem com a indicação de que irá acelerar dos 0 aos 100Km/h em apenas 1.9 segundos; mas... será isso possível para um carro de produção?

A pergunta torna-se pertinente quando, segundo vários cálculos sobre a eventual aceleração máxima possível num automóvel, esse valor teórico seria de 2.05 segundos. Daí que o valor de 1.9 segundos pareça ser demasiado optimista... mas que ainda assim poderá ser possível, como nos explica o canal Engineering Explained.

O valor de 2.05 segundos tinha sido obtido usando por base a velocidade de travagem com ABS mais rápida, que assim nos dá um valor de referência da capacidade máxima de tracção dos pneus - se um pneu não consegue "segurar" um carro também não teria mais capacidade que isso para o acelerar. Mas, mesmo com esse valor, há várias optimizações que a Tesla pode usar e permitiriam poupar algumas décimas de segundo, o que lhes permitiria manter a sua promessa.

Podem ver as questões (técnicas) no vídeo que se segue... mas respostas concretas só teremos lá para 2020... se Elon Musk não se atrasar na produção deste Roadster.



1 comentário:

  1. Interessante artigo, fiquei ainda mais curioso em saber como é que o roadster vai superar esses desafios.

    ResponderEliminar