2017/12/09

Huawei P11 pode ter ecrã recortado como o iPhone X


A corrida para um smartphone verdadeiramente full-screen a 100% continua, e o próximo a aproximar-se disso poderá ser o futuro P11 da Huawei... que poderá recorrer a um recorte no ecrã ao estilo do iPhone X.

Enquanto marcas como a Xiaomi têm reduzido as margens ao mínimo sem recorrer a cortes (como é o caso do Mi Mix 2), a Huawei parece estar a pensar recorrer a um ecrã recortado como forma de apresentar a máxima área possível de ecrã na parte frontal do seu próximo topo de gama - que até poderá vir equipado com 3 câmaras na traseira.

Esta intenção terá sido descoberta num firmware de teste, que faz referência a variáveis com nome "notch", e que também vem com uma imagem de overlay que parece não deixar margem para dúvidas:


A corroborar esta opção está também a referência a uma resolução incomum de 2244×1080, que indica um formato ainda mais esticado que os modelos que 18:9 que têm surgido com resolução de 2160×1080, estimando-se que a área extra seja a que ficará dedicada a esta parte do recorte.

Refira-se que o Essential Phone também recorre a um ecrã recortado (e com recorte ainda mais pequeno que o desta imagem da Huawei) mas também mantém uma margem generosa na parte inferior do smartphone. Caso a Huawei consiga produzir um P11 com margens reduzidas a toda a volta (inferiores ao do iPhone X da Apple), e apenas com este pequeno recorte no topo, será garantidamente um smartphone apaixonante; e faz com que, daqui para a frente, comece a ser necessário recorrer a soluções cada vez mais radicais para compatibilizar o desejo de um ecrã a ocupar 100% da área frontal, com a necessidade de ter "furos" para a câmara frontal e demais sensores.

... Embora, como já tenha dito... seria de luxo usar uma secção OLED transparente para essa função (bem que deveria patentear a ideia! ;P) :)

6 comentários:

  1. Em vez de inovarem...imitam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que queres que inovam, assim de repente?

      Eliminar
    2. Assim de repente, talvez optimizarem os seus processadores para o Android, tal como a Apple faz aos seus processadores...

      Eliminar
  2. Não acredito, mas se o fizerem é um tiro no pé

    ResponderEliminar
  3. Será que pelo menos já vamos ter o sensor no ecrã?
    https://canaltech.com.br/smartphone/synaptics-apresenta-primeiro-sensor-biometrico-do-mundo-que-funciona-sob-a-tela-105066/

    ResponderEliminar