2017/12/20

Microsoft remove instalador do Chrome da Windows Store


Como se não bastassem as esquisitices na App Store da Apple e Play Store da Google, agora também a Microsoft quer demonstrar que não está disposta a aturar "brincadeiras" por parte da Google, tendo removido o instalador do Chrome da Windows Store.

A MS muito se tem esforçado por fazer com que a Windows Store adquira importância idêntica à que as respectivas "stores" têm no iOS e Android, mas não tem sido fácil convencer todos os utilizadores que ao longo das décadas foram habituados a instalar as coisas manualmente.

Para tentar prevenir contra as muitas tentativas de infectar sistemas com Chromes falsos colocados na Windows Store, a Google colocou efectivamente um instalador oficial do Chrome na Windows Store. O problema é que esse instalador se limitava a apresentar uma janela para descarregar o Chrome pelo processo tradicional - algo que a Microsoft não gostou, removendo a app dizendo que a mesma não apresenta "valor acrescentado".

Ora, o que a Microsoft gostaria, era que a Google criasse um "Chrome" para a Windows Store, que na prática ter que ser idêntico ao que existe no iOS - pois tal como a Apple, também a Microsoft exige que um browser na Windows Store tenha que usar o motor do Edge (ao estilo do que é feito com o Safari no iOS). Só que a Google não está disposta a facilitar a vida à MS, e não irá criar um Chrome baseado no Edge enquanto os utilizadores forem tendo a liberdade de instalar programas de fora da Windows Store.

Até lá... quem tentar instalar um Chrome a partir da Windows Store, muito provavelmente ficará com um programa falso e nada recomendável de manter na sua máquina.

4 comentários:

  1. O mais ridículo é que a própria MS vai criando apps fora da Windows Store como por ex o MS Teams.
    Como é que a MS quer promover a sua loja se nem eles próprios dão o exemplo?

    ResponderEliminar
  2. A Google já devia ter posto cá fora uma versão oficial de um sistema operativo para PC's à semelhança de uma distribuição Linux que seja possivel de se fazer download e instalar em qualquer PC.

    ResponderEliminar
  3. Parece uma birra fe moços pequenos. Raios partam a canalha...

    ResponderEliminar