2017/12/11

OnePlus 5 e 5T sem Netflix e Amazon Video em HD


O OnePlus 5 e 5T podem ser excelentes smartphones, mas quem esperar tirar o máximo partido dos seus ecrãs OLED a ver Netflix ou Amazon Prime Video ficará intrigado porque só pode ver vídeos de baixa qualidade.

A OnePlus decidiu manter-se pela resolução Full HD nos seus topo de gama, em vez de embarcar em resoluções superiores que, em muitos casos, são depois "reduzidas" por software para poupar bateria e recursos. Mas infelizmente, nem sequer se poderá tirar partido dessa resolução, pois devido ao DRM os OnePlus 5 e 5T apenas conseguem ter acesso a vídeos de baixa definição na Netflix, Amazon Prime Video, ou vídeos do Google Play - sendo que, felizmente, no YouTube essa limitação não se verifica.

O problema parece estar relacionado com o sistema de DRM Widevine utilizado por estes serviços, e que no caso destes equipamentos da OnePlus, apenas suportam o nível de segurança 3 que limita o acesso a vídeo com qualidade inferior ao HD. Para que se tivesse acesso à qualidade máxima seria necessário que a OnePlus suportasse o nível 1, sendo algo em que a empresa diz estar a trabalhar...

Obviamente, os utilizadores não estão nada satisfeitos com esta questão (que se vem somar à ausência do Project Treble)... especialmente quando se considera que o OnePlus 5 já está há vários meses no mercado e poderá considerar-se inadmissível que um topo de gama não possa aceder aos conteúdos dos mais populares serviços de streaming com a qualidade máxima que o seu ecrã suporta (e já nem vamos falar de HDR).

Esperemos que a OnePlus resolva esta situação rapidamente e que não esteja a considerar lançar o Android 8 para estes modelos sem esta questão resolvida.

2 comentários:

  1. Já agora Guide: Get HDR SUPPORT on YouTube!

    https://forum.xda-developers.com/oneplus-5t/themes/guide-hdr-support-youtube-t3712949

    (ainda não testei mas parece que funciona)

    ResponderEliminar
  2. Numa altura em que ando a procurar informações para escolher o meu novo smartphone, e sendo o op 5t um dos equipamentos da minha lista, esta noticia deixa-me um pouco de pé atrás.

    ResponderEliminar