2017/12/24

Que smartphone de 2017 tem a melhor câmara?


A evolução das câmaras nos smartphones ao longo dos anos tem sido notória, mas quando se quer o melhor dos melhores, qual o smartphone que se deverá escolher? Entre o iPhone X, Pixel 2 XL, Note 8, HTC U11 e LG V30... há vários que se desenrascam bem, mas um deles porta-se melhor que todos os outros.



Com os smartphones a serem cada vez mais "iguais", há alguns elementos que se vão tornando diferenciadores, sendo a câmara um dos que mais frequentemente é indicado pelos utilizadores. Neste mega-combate entre os melhores smartphones do ano, realizado pelo site The Verge, o vencedor acaba por ser o Pixel 2 XL - o que se torna curioso por dois aspectos: o primeiro, demonstra que o meu caro amigo Luis Costa tem razão ao minimizar o meu fascínio pelas prestações em baixa luminosidade do Galaxy Note 8, pois aquilo que consegue ver "no escuro" perde em definição e qualidade (mas não me impede de continuar a ficar fascinado por ele! :)

O segundo, e talvez mais importante ponto, é o de que parecer comprovar que chegamos ao fim da era do melhoramento das câmaras por conta dos sensores e grupos ópticos (a nível dos smartphones, com os seus requisitos e limitações em termos de dimensão e volume) e que daqui para a frente será o software e processamento de imagem a fazer cada vez mais a diferença.

A Google faz verdadeiros "milagres" com a câmara do Pixel 2 XL, e não há impeditivos técnicos - a não ser os recursos que terão que ser dedicados a isso - para que os outros fabricantes não sigam o mesmo caminho. Vai ser interessante ver que melhorias as câmaras dos modelos de 2018 irão trazer; sendo que, uma das vantagens das melhorias serem feitas por software, é a de que eventualmente poderão servir para melhorar também as fotos dos smartphones anteriores já no mercado.


6 comentários:

  1. Tenho um Pixel 2 e tive um Nexus 6P e ainda não estou convencido que o Pixel 2 consegue melhores resultados em todas as situações face ao Nexus 6P. Fazendo o pixel peeping tenho a sensação que o 6P era mais preciso (em fotos e video) claro que o Pixel 2 trabalha à velocidade da luz comparado com o 6P que parece trabalhar à velocidade do som (bem evidente quando fotografa com o modo HDR+).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decerteza q n tens prai um pixel 2 avariado?! lol

      Eliminar
  2. Curioso, pensei que o Huawei P10 Plus tivesse sido considerado para a análise. Ou os OnePlus 5T e Xiaomi Mi Mix 2. Acham que estes não estão ao nível dos seleccionados quanto a fotografia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O huawei sim os outros não, mas a huawei não é muito conhecida nos EUA.

      Eliminar
    2. O P10 e afins não foram lançados oficialmente pela marca nos EUA.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar