2017/12/27

WattUp permite carregamentos wireless a 1 metro de distância


Depois de ter ficado em silêncio desde a sua apresentação no CES 2015, o sistema de carregamento wireless a grande distância parece estar finalmente prestes a chegar ao mercado, tendo já obtido a indispensável certificação da FCC nos EUA.

Embora os dispositivos com carregamento wireless sejam relativamente comuns (até a Apple aderiu a esta tecnologia nos seus mais recentes iPhones 8 e iPhone X), estamos a falar de sistemas que funcionam apenas a poucos milímetros de distância e que fazem com que seja necessário encostar ou pousar o equipamento numa base de carregamento.

A Energous quer mudar isso com o seu WattUp, que permitirá carregar múltiplos dispositivos a até 1 metro de distância, e assim permitindo uma maior versatilidade na utilização continuada dos mesmos. Em vez de ser necessário manter o dispositivo numa base, será possível posicioná-lo de forma mais variada, ou até permitindo que o mesmo continue a ser recarregado enquanto o usamos - o que seria excelente para dispositivos como smartphones, earphones bluetooth, e outros.

A certificação da FCC é uma excelente notícia para efeitos de comprovar de que se trata de uma tecnologia real e que poderá ser usada pelos consumidores; mas ainda falta conhecer muitos dos pormenores que interessam: como a potência máxima que será possível emitir, assim como a eficiência dessa transmissão a um metro de distância. Perguntas que poderão ser respondidas já no próximo CES no início de 2018.

2 comentários:

  1. Estas tecnologias levam-me sempre questões sobre os efeitos nocivos... Quais as consequências de estarmos expostos ao campo magnético criado pelo carregamento wireless? Mesmo que não seja muito potente, com as várias horas que estamos expostos, não consigo não pensar nisso.

    ResponderEliminar
  2. Foi você que pediu uma doença rara?
    O seu novo telemóvel traz uma de bónus.

    ResponderEliminar