2018/01/07

Access Point WiFi de parede por €15

Querem ter WiFi por toda a casa mas não querem colocar um router ou repetidores por todo o lado? Que tal aproveitar as tomadas das fichas de rede para lá meter um módulo que, para além da ficha de rede também disponibiliza uma porta USB e um hotspot WiFi?

Este mini router WiFi de parede pode ser instalado numa caixa que está reservada para a ligação de rede, e resulta numa valioso upgrade que, para além de manter a ficha Ethernet para acesso cablado, disponibiliza também uma sempre prática ficha USB e - não menos importante - um router WiFi integrado com velocidades de até 300Mbps. E tudo isto por pouco mais de 15 euros.
Pessoalmente acho que teria sido mais vantajoso este módulo oferecer duas fichas Ethernet do que apenas uma mais uma porta USB, mas certamente haverá quem prefira ter uma porta USB sempre à mão, para utilizar como bem entender.

Embora esta solução não possa competir com outras mais profissionais como os Unifi Inwall (que para além do hardware contam com o software de gestão global como forte trunfo), há que ter em conta que este módulo de que vos falo hoje custa apenas 15 euros... pelo que, não deixa de ser uma solução bastante económica que poderá resolver o problema para muitas pessoas.

19 comentários:

  1. Nota importante: por tendência as nossas caixas elétricas não são quadradas pelo que este tipo de tomada (como outras tomadas que encontramos nos sites chineses) poderá exigir algum bricolage.

    ResponderEliminar
  2. Apenas ter em conta que o formato não é compatível com as nossas caixas de aparelhagem standard (hexagonais e não quadradas), e que se for para colocar na caixa de aparelhagem de rede que temos em casa, ter em conta que é preciso fazer chegar à mesma, além do cabo UTP já existente, a alimentação 220V (o que poderá não ser fácil!). Estas limitações podem ser um problema para a maioria das adaptações de instalações já existentes...
    Agora para quem tenha a possibilidade de fazer de raiz ou estar a pensar já em fazer umas obras onde rebentar paredes" não seja problema, é efetivamente uma solução interessante e barata.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. As Unifi Inwall ultrapassam esta questão (da exigência de 220v dentro da caixa de aparelhagem) pois são alimentadas por POE e não têm porta USB :)

    ResponderEliminar
  5. Em boa hora aparece este post. Estou a reconstruir uma casa na aldeia e já encomendei dois. São menos dois "monos" pendurados algures.
    Boa dica Carlos.
    Thanks.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Propor gato por lebre, ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tipo de crítica barata não ajuda em nada, já que não esclarece a suposta desvantagem que motiva o seu comentário. Poderá ser mais esclarecedor? Isso sim, seria um comentário com valor acrescentado. Desde já, obrigado, caso se queira dar ao trabalho de esclarecer.

      Eliminar
    2. Claro que não vai responder... Trolls nunca o fazem...

      Eliminar
  8. Propor gato por lebre, ...

    ResponderEliminar
  9. Eu começava a ter cuidado com este tipo de devices chineses! Encomendei algumas coisas da Neo CoolCam e uma tomada com Z-Wave, rebentou um condensador!! O interruptor Z-Wave abri e aquilo nunca passaria numa certificação UE.

    Acho que aqui o AbertoAteDeMadrugada devia alertar para além de o formato não ser compatível com as nossas caixas, mas também para o facto da provável baixa qualidade, não vá a malta comprar este tipo de coisas por confiar no blog e depois ter algum incêndio em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloquei por me terem dito que "encaixava"... senao teria referido isso.
      Quanto à qualidade do que vem lá dentro... isso é que não se pode generalizar. Há muita coisa mal feita, é certo, mas há também quem faça coisas "boas e baratas" (os módulos Sonoff a €4 sao um bom exemplo - e já passaram por uma revisão precisamente para evitar problemas com cargas elevadas).
      Aqui nem sequer estamos a falar desse tipo de risco, pois não estamos a lidar com potências dessa magnitude. Dito de outra forma: não falaria de um produto que não me desse confiança suficiente para usar na minha própria casa.

      Eliminar
    2. * Dito isto - convém referir que não sou imune a erros! Já muitas vezes comprei coisas que simplesmente encostei por não me darem confiança para as utilizar; como um notável carregador USB com peças soltas no interior (serve de "chocalho"), ou cabos USB que na versão deviam ser "cabelos" USB, tal a espessura dos condutores reais no interior do plástico...)

      Eliminar
    3. Carlos, só disse no sentido de cada um se precaver.
      A tomada Z-Wave da NeoCoolCam que rebentou o condensador estava apenas a ligar uma luz de natal tubular de LED.

      A questão é que estes componentes são fabricados sem alguns cuidados que seriam normais. PCBs onde não passam qualquer verniz e portanto se vem lá algum bocado solto de solda faz contacto com tudo (como já apanhei), falta de componentes de protecção para evitar as sobrecargas...

      Eliminar
  10. Não muito a propósito, mas num post antigo aqui do aadm falava-se de uma app "Best wifi" para gerir sinais de rede wifi doméstica.
    Parece-me muito básica e não deixa gerir as ligações que quero (por exemplo, a NOS WIFI está sempre a sobrepor-se).
    Perguntas básicas: - O android continua sem gerir o melhor sinal wifi (com ou sem o mesmo ssid)? O IOS faz isso? pareceu que no iphone da minha filha fez essa troca de forma automática.
    Há coisa melhor atualmente?
    Agradeço, os contributos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No iOS, com SSIDs diferentes posso garantir-te que *não* funciona bem; todos os dias continuo a ter que seleccionar manualmente redes WiFi em casa, pois ele insiste em ligar-se 99% das vezes à "errada".

      Eliminar
    2. Obrigado! E então, para IOS há alguma app free? E Android?
      Coloquei o repetidor com SSIDs diferentes.

      Eliminar
    3. Como estou em processo de remodelaçao da rede WiFi, nao perdi mais tempo com isso... Espero que quando ficar tudo "como deve ser" com um único SSID, todos os problemas desapareçam... (I wish!) :)

      Eliminar
  11. Para quem quiser ver o post - http://abertoatedemadrugada.com/2013/05/best-wifi-para-android-liga.html

    ResponderEliminar