2018/01/04

Aspiradores Roomba vão criar mapa do sinal WiFi


Os aspiradores robóticos começam a ganhar funcionalidades extra, e no caso dos Roomba também nos vão permitir detectar em que zonas se poderá ter problemas com o sinal WiFi.

Alguns aspiradores robots já nos mostram o mapa de nossa casa, permitindo-nos ver se efectivamente limparam toda a área que era suposto, mas a iRobot está a testar um novo sistema que adiciona uma funcionalidade extra que será muito bem vinda por todos os que adoram gadgets (e que acabam por ser o público alvo destes produtos): a capacidade de criar um mapa com a intensidade do sinal WiFi por toda a casa.


Já todos sabemos que o WiFi, por muito bom que seja, é invariavelmente problemático em determinadas situações - quase sempre por culpa de sinal deficiente, causado por uma infinidade de factores. Embora isso se possa fazer sentir "na pele", ao não se ter velocidades decentes em determinadas partes da casa, nada como ter um mapa visual transpõe essa informação para algo concreto e visível.

Por agora esta funcionalidade de mapa do sinal WiFi irá ser testada por um grupo reduzido de beta testers, mas é de esperar que rapidamente demonstre a sua utilidade e seja disponibilizada para todos os utilizadores. O problema é que por agora isto estará disponível apenas para os modelos de topo dos Roomba, como o 960 e 980.

4 comentários:

  1. Sou só eu que vejo aqui um tremendo nicho de mercado para um aparelho um "pouco" menos inteligente que, por pouco mais de 20 ou 30 faça o mesmo tipo de tarefa sem ter de aspirar a casa?

    ResponderEliminar
  2. O principio é interessante, mas há aqui uma pequena falha, o wifi pode ter variações de sinal grandes no espaço de 1 metro de distancia, e o aspirador está a ver a força do sinal junto ao chão (a 5 ou 10cm de altura) que na pratica ninguém vai usar um wifi de tão baixo nivel, a não ser para usar um parrot minidrone comandados por wifi (mas mesmo esses ligam diretamente ao wifi do telemovel) ou um rato com wifi.
    Por acaso tenho um aspirador robot Xiaomi que passa por baixo de muitos moveis (Ikea) mas o ponto de acesso wifi está por cima de um móvel a 2 metros de altura. não faço ideia se faz muita diferença mas a medição correta da forma do wifi devia ser entre 80cm e 1,2m de altura... talvez um drone possa fazer melhor este trabalho? :P

    ResponderEliminar
  3. Tenho um e isto pode ser útil

    ResponderEliminar