2018/01/09

HTC Vive Pro aumenta a resolução VR


Já se sabia que a melhoria dos óculos VR seria apenas uma questão de tempo, e eis que a HTC faz isso mesmo com o seu novo Vive Pro.

Óculos VR como os Oculus Rift, HTC Vive e PS VR vieram dar um novo fôlego aos sistemas de realidade virtual mas, para quem os tiver experimentado, torna-se imediatamente aparente que a resolução das imagens que nos apresentavam ainda deixa bastante a desejar. Este novo HTC Vive Pro vem melhorar isso com o aumento da resolução original de 2160x1200 para 2880x1600; um aumento de 78% no número de pixeis que transforma a experiência VR em algo muito mais parecido com o desejado.

Não é a resolução mais elevada nos óculos VR (já temos óculos VR 4K de outras marcas), mas acaba por ser um bom compromisso face à necessidade de tudo o resto, de ter hardware que depois seja capaz de gerar imagens nesta resolução a 90fpps ou mais. Para além disso, este aumento do número de pixeis faz desaparecer quase por completo o efeito "screen-door" de se notar a separação dos pixeis, bastando apenas mais um salto evolutivo para que definitivamente se chegue ao ponto das imagens VR "como deveriam ser".

Para além das melhorias técnicas também temos melhorias a nível ergonómico, com o Vive Pro a ser bastante mais equilibrado e fácil de colocar na cabeça, e também já contando com headphones integrados e tendo - como opção - a possibilidade de se tornar num sistema wireless que dispensa os cabos. E também contando com botões para ajuste do volume e mute, dispensando o processo de andar a tirar/meter óculos, ou saltar para menus de opções, para realizar essas operações.

Só fica a faltar o preço... e saber quando é que a Oculus e Sony lançam actualizações idênticas dos seus óculos VR.

1 comentário:

  1. Acredito que a estratégia da sony será vender o atual ao menor custo possível, obtendo o maior lucro possível na venda do software, e então quando sair a PS5 apresentar um novo dispositivo aproveitando as novas capacidades da mesma.

    ResponderEliminar