2018/01/05

Módulos Sonoff ficaram offline com a chegada de 2018


Os populares módulos Sonoff (nossos bem conhecidos) entraram em 2018 com péssimas notícias para os seus utilizadores, pois deixaram de funcionar durante dias sem qualquer explicação - e só agora a Sonoff explica o que se passou.

Para quem não os conhece, os Sonoff são módulos de custo reduzido que basicamente permitem ligar e desligar coisas remotamente, podendo ser controlado tanto a partir de uma app no smartphone como através de serviços externos como o IFTTT, Alexa, ou Google Assistant. Por norma tudo funciona bem... até que não funcione; e foi precisamente isso que fez desesperar todos os seus utilizadores ao longo dos últimos dias.

Depois de muitas frustrações dos utilizadores, que tentavam resolver o problema com reboots, reconfigurações dos módulos e dos routers, e tudo o mais que se lembrassem, a Sonoff lá veio revelar que o problema estava do lado deles, tendo a ver com a incapacidade dos seus servidores aguentarem com a carga na região da Europa - situação que dizem ter sido complementada com um "ataque DDoS" mas parecendo-me que esse "ataque" seriam apenas os muitos milhares de módulos a tentarem aceder ao serviço assim que este ficou disponível.

O serviço já foi retomado parcialmente (funcionalidades como ligação ao IFTTT continuam desligadas) e a Sonoff diz que terá tudo 100% operacional durante o mês de Janeiro - mas muitos utilizadores continuam a achar que esse é um prazo demasiado longo para um sistema que poderá ser "crítico" para inúmeras pessoas. Pelo lado positivo, a Sonoff parece ter aprendido a lição com este episódio e já tem preparado um modo de funcionamento local, que permitirá aos utilizadores controlar os seus módulos directamente na sua rede local sem ficarem dependente do serviço na cloud (algo que deveria ter existido desde sempre) - algo que também abre as portas a que potencialmente se possa ter a integração destes módulos directamente com o Home Assistant e outros sistemas, sem necessidade de recorrer a um firmware alterado.

Seja como for, é mais um exemplo de como a dependência total da cloud acaba inevitavelmente por correr mal.


23 comentários:

  1. Confirmo.
    No dia 31 se não esotu em erro, os meus devices ficaram offline, depois online, depois davam erro...
    Entendi que o problema seria do lado de lá, pois o problema era com todos os devices. esperei umas horas e ficou tudo bom, ainda ontem tive de fazer fazer o discovery de um pois tem estado desligado desde o ano passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo, estava com os equipamentos sonoff funcionando normalmente, aí troquei minha internet e não reconfigurei novamente, ontem quando fui colocar na rede percebi que não estão com os leds piscando mais e um deles não acende as lâmpadas pelo botão. Será que pelo fato de ficar fora da rede queimou? Eles nunca foram retirados da energia apenas não foram vinculados a nova rede.

      Consegue meé ajudar?

      emuitofacil@gmail.com

      Obrigado

      Eliminar
  2. Por essa razão é que os meus sonoff foram logo alterados com o firmware ESPEasy e a ser controlados por Domoticz instalado num Raspberry. Tudo in-house ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Paulo. Para actualizares o firmware tiveste que entrar em boot mode out conseguiste via ota?
      Consegues dar algum detalhe?

      Eliminar
    2. Mais ou menos o mesmo comigo mas com Openhab em vez do Domoticz.

      Eliminar
  3. Que cena... Sou um amante de tecnologia e em parte também da eletrónica "caseira", mas isto deixa-me completamente de pé atrás e mesmo *assustado* no que respeita aos aparelhos de automação de ter por casa (pelo menos, os que permitam ligação à internet / IOT...)
    :(

    ResponderEliminar
  4. Paulo, e um tutorial howto ?

    ResponderEliminar
  5. Paulo, tenho exatamente a mesma solução domoticz + espeasy (alem de ter tambem xiaomi zigbee e zwave no domoticz). Para mim é obrigatório não estar depedente dos servidores na cloud. Se ficar sem rede, não tenho aquecimento? Impossivel.
    Ricardo: existem N tutoriais na net para fazer isto mas se tiveres alguma questão especifica que possa ajudar estás á vontade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, tenho um Sonoff Th16 ligado à minha caldeira de agua quente e foi um problema cá em casa qd tive a falha dos servidores nestes dias. A minha pergunta: conheces algum sítio ou pessoa que venda os Sonoffs já flashados com o espeasy? Isto pq é necessário algum material que eu não possuo, além da sua complexidade normal para quem vai fazer isso pela primeira vez. Se houvesse quem me fizesse esse serviço, não me importava de pagar... ;)
      Cumps.

      Eliminar
  6. Porque razão eles precisam de se ligar a um servidor fora de casa?
    Acabei de os riscar da minha lista de potenciais aquisições. Não quero que o meu material de domótica tem essa "feature".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando quero controlar dispositivos fora de casa, uso Vpn, não ponho nada em mãos de terceiros.

      Eliminar
    2. Por "simplicidade". Qualquer pessoa liga aquilo em casa e pode aceder a partir de qualquer lado, sem se preocupar com abrir portas no router e fazer reencaminhamentos, etc.

      Eliminar
    3. Isso tem um preço em termos de segurança :)

      Eliminar
  7. Alguém me sabe se estes dispositivos permitem definições personalizadas do broker a usar? Ou temos de usar forçosamente o serviço que vem predefinido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De origem só usa os serviços deles. Podes usar outros, flashando outros firmwares.

      Eliminar
    2. E há por aí disponíveis firmwares para estes dispositivos?
      Pela tua resposta suponho que sim, mas podes indicar-me algum sitio por onde deva começar a procurar?
      Quero construir a minha própria domótica, já tenho a app, web-management e broker (mosquitto) a funcionar, mas apenas com leds. Queria um sistema já feito e mais para não ter de andar eu a construir os relés com wifi...

      Eliminar
    3. https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota

      Eliminar
  8. Alguém tem links para o hardware necessário para o flash, que funcione?

    ResponderEliminar
  9. Desde onbtem que os meus dispositivos estão off, primeiro com mensagem de actualização de servidores e agora tenha aparecido mensagem de ano novo chinês, nada funciona.
    Já voltei a emparelhar, mas dá sempre erro OPERAÇÃO FALHOU.
    Alguem com o mesmo problema ? Ficava mais descansado

    ResponderEliminar
  10. Olá pessoal, não sei se este será o tópico ideal para descrever uma questão que acontece diariamente em minha casa com os módulos sonoff ( tenho luzes de toda a casa e mais persianas e algumas tomadas). Todos os dias de manhã tenho tudo offline de início pensei que fosse problemas com o meu Router da zon mas o sistema de cameras ip funciona normalmente. É um pouco estranho esta falha e complica um pouco porque tenho alguns comutadores ligados com cenas criadas internamente para ligar luzes. Alguma ideia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm havido algumas actualizações mais problemáticas a nível de estabilidade do WiFi. Mas para tirares as dúvidas, se tiveres possibilidade, testa com os módulos ligados a outra rede WiFi.

      Eliminar
  11. Tenho um sonoff em um forno tri fasico controlo pelo google assintente usando o app google home . Ele tem ficado off e não conecta ... tenho vericado algo relacionado ao endereço mac que não deixa .. algue. Ja achou alguma solução???

    ResponderEliminar
  12. Tenho 65 sonoffs cadastrados no ewelink e eles ficam offline, o que faço ? Estou em Niteroi e se tiver alguém que dê suporte, estou disposto a pagar

    ResponderEliminar