2018/01/12

Notícias do dia

ROM beta da OnePlus apanhada a enviar conteúdo do clipboard para a China; alegada caixa do Galaxy S9 faz referência a câmara "Super Speed" e colunas stereo AKG; nas promoções do dia temos uma coluna BT Xiaomi a €17 e um mini bloco tomadas Xiaomi a €8; a LG vai abandonar ciclo de lançamento anual de smartphones; e os dados do Apple Health foram usados em caso de violação e homicídio na Alemanha.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que estamos a oferecer exemplares do livro SQL da FCA. Não deixem de participar e partilhar! :)

Samsung mostrou smartphone com ecrã dobrável em sessão privada no CES


A Samsung já tinha revelado as intenções de fazer chegar o muito aguardado smartphone com ecrã dobrável ao mercado no próximo ano, mas longe do olhar do público, aproveitou uma sessão privada no CES em Las Vegas para mostrar alguns protótipos a VIPs.

O ecrã OLED flexível apresentado foi descrito como tendo cerca de 7.3" e poderá chegar em duas versões com graus de flexibilidade diferente. Isto permitiria tipos de utilização diferenciada, mas... faltando ainda saber que tal estes ecrãs se comportarão em termos de longevidade com utilização diária intensiva.


Facebook vai voltar a mexer no News Feed



Depois de já ter habituado os utilizadores a verem aquilo que o Facebook decide em vez do que os utilizadores querem realmente ver, o Facebook volta a anunciar que irá fazer mudanças nos conteúdos apresentados na "feed" dos utilizadores, para dar destaque a conteúdos com os quais os seus amigos tenham "interagido".

Vindo de uma plataforma que está continuamente a pedinchar aos utilizadores para que paguem para promover posts de modo a garantir que os mesmos são vistos pelos amigos, não sei que tipo de impacto é que isto irá ter... mas suspeito que não seja o fim da pedinchice!


Inteligência Artificial consegue transformar "mockups" em sites web funcionais



Temos visto a inteligência artificial e o machine learning serem utilizados para fazer coisas que vão desde a condução de automóveis à detecção de doenças. Porque não usá-la também para transformar imagens em sites web funcionais? Foi precisamente isso que investigadores decidiram fazer, poupando o laborioso passo de transformar os mockup de um site no código HTML para o tornar um site web real.

As potencialidades deste tipo de sistemas são enormes, potencialmente permitindo que num futuro não muito distante, possam simplesmente desenhar o aspecto visual de uma app que queiram fazer, e alguma A.I. encarregar-se de tudo o resto.


Vendas de PCs sobem ligeiramente mas continuam em queda



O panorama na venda de PCs tradicionais continua a não ser risonho. Embora o último trimestre de 2017 tenha registo o primeiro aumento em seis anos(!) no número de PCs despachados pelos fabricantes, a tendência anual continuou a ser negativa, com um decréscimo de 0.2%.

As causas podem ser muitas, mas invariavelmente estarão ligadas com a redução do sentimento de ser necessário trocar de computador com tanta frequência como a que se tinha há uma década atrás - aliadas à proliferação dos smartphones, que para muitas pessoas passaram a assumir a função de computador prioritário (e aí sim, requerendo a compra de um novo a cada 2 ou 3 anos).


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)