2018/01/15

Notícias do dia

UE proíbe taxas extra nos pagamentos com cartões; GM promete carro autónomo sem volante nem pedais para 2019; Sony mostra ecrã 8K de 85" com 10000 nits no CES; campanha contra o Nónio alerta para violações de privacidade; Barco na garrafa em LEGO chega em Fevereiro por €69.99; site de torrents Russo encontra nova forma de contornar bloqueios.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que estamos no último dia do passatempo que te pode valer exemplares do livro SQL da FCA. Não deixem de participar e partilhar! :)

Já foram mineradas 80% das Bitcoins possíveis



O fenómeno das Bitcoins e demais criptomoedas continua a fascinar o mundo e atinge-se mais um marco simbólico, a já terem sido mineradas 80% das Bitcoins possíveis.

Quer isto dizer que faltam gerar apenas 4.2 milhões de tokens dos 21 milhões que foram determinados para os Bitcoins; mas que, como vai sendo uma tarefa matematicamente cada vez mais complicada, ainda deverá demorar até que isso aconteça. Para além disso, o "fim" de novos Bitcoins em nada impede que o valor dos Bitcoins continue a subir, havendo quem relembre que actualmente já são os valores das taxas a justificar o trabalho dos mineiros - e que será isso a manter a criptomoeda para o futuro.


HTC U11 Eyes vem com dupla câmara frontal



A moda das duas câmaras frontais parece estar a contagiar os fabricantes de smartphones, e a HTC também não resistiu a aplicar duas câmaras no seu novo U11 Eyes. Com as duas câmaras de 5MP os utilizadores podem contar com efeito simulado de profundidade de campo reduzido (e que também permite ajustar o ponto de focagem mesmo depois da foto ter sido captada).

De resto, temos um ecrã de 6", Snapdragon 652, câmara de 12MP na traseira, Edge Sense, bateria de 3930mAh, e um preço de $500 (na China) que parece ser um pouco exagerado face ao segmento de gama média em que se deveria inserir.


China vai proibir plataformas centralizadas de criptomoedas



A China dá mais um "corte" nas criptomoedas, anunciando que irá proibir o acesso a todas as plataformas de trading que permitam o acesso a estas criptomoedas - algo que vem no seguimento do encerramento de algumas exchanges no território o ano passado, e que voltará a por à prova a capacidade destas criptomoedas descentralizadas resistirem a este tipo de medidas.

Já na Coreia do Sul, o Governo diz que todos os utilizadores têm que ter identificação válida caso queiram negociar em criptomoedas...

Fabricantes interessados em LCDs com backlight mini-LED como alternativa aos OLED


Usar um ecrã OLED nos smartphones é algo que muitos fabricantes desejam para os seus equipamentos, mas é algo que se torna mais complicado quando outros grandes fabricantes (como a Apple) açambarcam a quase totalidade da capacidade de produção dos principais fornecedores. Por isso, vários fabricantes estão a equacionar algumas alternativas, como o recurso a LCDs com backlight mini LED.

Isto permitiria aos smartphones manterem ecrãs LCD "convencionais", mas tirar partido de zonas de luminosidade variável (local-dimming) que lhes permitem aproximar-se dos níveis de contraste obtidos pelos ecrãs OLED, e também pouparem no consumo de energia - pois não seria necessário manterem todo o backlight ligado se apenas uma secção do ecrã estiver iluminada. E uma vez que os LCDs não sofrem de efeito "burn-in"... não deixa de ser uma solução que até se pode revelar de maior interesse a longo prazo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)