2018/01/24

Notícias do dia

Samsung é a marca mais copiada por clones; Linus Torvald diz que patches da Intel do Meltdown são "lixo"; Camera M para o OnePlus 5 melhora substancialmente a qualidade das fotografias; 41% dos utilizadores guardam as passwords de forma insegura; e tempo passado na internet continua a aumentar.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que já temos novo passatempo semanal que vos pode valer um rato Alfawise com iluminação RGB, e que o nosso meeting mensal é já este sábado.

iOS 11.3 vem com opções de bateria, ARKit melhorado e mais




A Apple já revelou algumas das novidades que poderemos ver no próximo iOS 11.3 onde, para além das opções da bateria referentes à polémica do abrandamento dos iPhones, também teremos outras coisas significativas. Por exemplo, o ARKit 1.5 passa a ter capacidade de reconhecer planos verticais, facilitando o posicionamento de objectos virtuais em relação a paredes; a app de Saúde passa a poder integrar os registos médicos de hospitais; e - não tão relevante - o Messages ganha novos animoji e os Business Chat, para facilitar conversas com empresas (apoio técnico, suporte, etc.)

Só falta saber quando é que a versão final chegará até nós... (por agora permanece em beta).


Qualcomm multada em 997 milhões de euros por abuso de posição dominante



A Comissão Europeia aplicou uma multa de 997 milhões de euros à Qualcomm por abuso de posição dominante. Segundo a CE, a Qualcomm terá impedido que empresas concorrentes pudessem competir na área dos chips de comunicação mobile, tendo pago milhares de milhões à Apple, ao longo dos últimos anos, para que esta se comprometesse a não comprar chips de fornecedores rivais.

A Qualcomm já disse que iria recorrer desta decisão, mas considerando a batalha entre Qualcomm e Apple que também está em curso nos EUA, as coisas começam a ficar bastante complicadas para este fabricante de chips.


Google Assistant já consegue associar diferentes utilizadores a diferentes perfis Netflix



Ter um assistente digital em casa é bom, mas melhor é quando esse assistente consegue distinguir as diferentes pessoas que lá habitam. O Google Assistant já é capaz de o fazer via Google Home, e agora torna-se ainda mais interessante pois também passa a conseguir associar diferentes perfis do Netflix a cada pessoa.

Ou seja, em vez de terem que lidar com um filho ou esposa a pedir para ver coisas que ficarão associadas ao vosso perfil, é possível especificar que cada um deles estará a usar o seu próprio perfil (na app Home ir a menu > More settings > Videos and photos e deverão ver um "Manage Profile" na secção do Netflix - se não aparecer poderá ser necessário remover a associação com o Netflix e voltar a fazê-la.)

... Não esquecer que para isso será necessário terem activado o Voice Match.


Google vai abrir centro de serviços em Portugal



Trabalhar na Google em Portugal vai ser mais fácil, pois o gigante norte-americano vai abrir um "Centro de Serviços" em Oeiras, um hub tecnológico que promete criar 500 empregos altamente qualificados e que ajudará a reconhecer o papel que Portugal poderá ter no panorama tecnológico internacional.

Falta apenas esclarecer se neste centro se fará trabalho de investigação e desenvolvimento, ou se será um centro com competências de apenas suporte... mas em qualquer um dos casos, será sempre positivo ver a Google a apostar um pouco mais no nosso país.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)