2018/01/03

Notícias do dia

Falha nos CPUs Intel obriga a correcção por software que os pode deixar 30% mais lentos; Apple vai trocar baterias de iPhones a preço reduzido independentemente do seu estado; a LG dá-nos ideias para as prendas do próximo Natal, com a sua nova TV OLED 8K de 88"; o próximo Huawei P20 deve chegar em três versões com tripla câmara; e temos um incrível caso de uma escola apanhada a espiar alunos em casa usando webcam dos portáteis escolares.

Enquanto continuamos a "digerir" as participações no nosso mega-passatempo de Natal para enviar os emails a todos os vencedores, fiquem com as notícias do dia:

Amazon teve o melhor ano de sempre



Não desculpando mas ajudando a perceber o caos com as entregas no período de Natal, a Amazon confirma que teve o melhor ano de sempre com mais de 5 mil milhões de encomendas enviadas via Prime, e também o maior aumento de clientes Prime de todos os tempos (e eu que o diga, pois também fui um deles).

O aumento substancial no número de "Echos" vendidos também demonstra que a plataforma da Amazon continua a ser uma das preferidas, tornando toda a proposta do seu ecossistema "Prime" ainda mais apetecível - e será difícil tanto à Google (com o seu Google Home) e a Apple (com o seu HomePod) recuperarem do tempo perdido...


Curiosamente, retirando os produtos da Amazon, os produtos mais vendidos, por país, são bastante curiosos: temos proteínas no Japão, um boneco na China, pastilhas de limpeza em Itália, cozedor de arroz nos EUA e Canadá, pen USB em Espanha, tomadas inteligentes WiFi no Reino Unido, e a Nintendo Switch no México.


iMac Pro não é feito para ser aberto


Embora poucas pessoas que se aventurem a comprar um iMac Pro estejam a pensar abri-lo, o pessoal do iFixit já fez o teardown do iMac Pro e, sem surpresas, confirma que se trata de um computador que não foi feito para ser mexido.

A RAM e CPU podem ser trocados, mas o processo será bastante complicado; e nos SSDs, embora também sejam modulares, não usam um formato standard, o que também limitará as possibilidades de actualizações nesta fase. Em suma... se gastaram 5000 euros num iMac Pro, será melhor deixarem-no tal como está.


Google escapou a milhares de milhões de euros em impostos



Os gigantes tecnológicos continuam a usar todos os subterfúgios possíveis para minimizarem os impostos pagos, e a Google não é excepção: tendo transferido quase 16 mil milhões de euros para um paraíso fiscal em 2016, evitando o pagamento de milhares de milhões em impostos na Europa.

O problema no meio de tudo isto é que, tecnicamente, estas empresas estão a fazer aquilo que será lógico fazerem - usarem todos os métodos ao seu dispor para maximizarem o seu lucro - e estas "artimanhas" não são nada de novo e têm sido usadas "desde sempre" por muitas empresas, incluindo muitas empresas europeias (ou deverei dizer: todas as que tenham dimensão suficiente para tal.) Portanto, que não surjam agora políticos "chocados" com esta situação, simplesmente por verem escapar "biliões" devidos, pelos mesmos caminhos que eles próprios ajudaram a criar...


Falcon Heavy na plataforma de lançamento



O imponente Falcon Heavy da SpaceX já teve direito a fotografia oficial na rampa de lançamento, com todos os fãs e entusiastas da aventura espacial a aguardarem ansiosamente pelo anúncio da data em que irá voar pela primeira vez - isto, se o teste inicial de disparo dos seus motores correr bem.

O Heavy será o mais potente foguete da actualidade e representará mais um importante passo na missão da SpaceX de facilitar o acesso ao espaço a preços cada vez mais acessíveis (relativamente falando, claro).


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)