2018/01/31

Notícias do dia

Vodafone arrasa MEO e NOS nas velocidades 4G; OnePlus 5/5T ganha gestos de navegação à iPhone X; Alibaba vai usar A.I. para melhorar trânsito em Kuala Lumpur; temos em promoção o Xiaomi Redmi 5 Plus a €133; e a app de galeria de fotos da Alcatel foi substituída por spamware.

Antes de passarmos às notícias, esta semana temos para te oferecer duas micro-consolas arcade com 300 jogos (uma no passatempo do site, outra no passatempo do Facebook); e ainda temos dois livros JAVA da FCA que serão úteis a todos os que se interessam por esta linguagem de programação.

China está a censurar qualidade do ar no iOS



A indicação da qualidade do ar na app de meteorologia e nos mapas do iOS é algo que se torna bastante prático de utilizar, mas na China há utilizadores que estão a descobrir que essa informação deixa de ser exibida quando a qualidade do ar atinge níveis preocupantes e perigosos.

O facto da informação voltar a surgir quando se usa uma VPN faz suspeitar que se trate de mais uma das coisas que a China está a censurar, e que vai ao encontro de acções já realizadas no passado: em 2014 passou a exigir que as apps só usassem dados disponibilizados pelas suas próprias fontes oficiais; e recentemente deteve um cidadão durante 5 dias, por ter dito na internet que a sua cidade - Chengdu - estava a enfrentar o pior smog de todos os tempos.


Xiaomi Redmi 1s recebe MIUI 9 mas mantém-se no Android 4.4.4



A Xiaomi tem feito um grande trabalho de disponibilizar a actualização para o mais recente MIUI 9 para praticamente todos os seus smartphones, e sinal disso é que até o Redmi 1s, com quatro anos, terá direito a essa actualização. No entanto, não se espere que isso signifique uma actualização milagrosa da versão do Android, pois na verdade o Redmi 1s irá permanecer no Android 4.4.4.

... Poderá considerar-se que é melhor que nada, e será melhor ter um sistema "semi-actualizado", mesmo que o Android permaneça inalterado. Para quem quiser mais garantias a nível de actualização do Android base, melhor fará em optar por um Mi A1, com Android One, e que já tem garantida a actualização para o futuro Android P que chegará mais para o final do ano.


iOS 11.3 activa Face ID para compras em família



Uma das coisas que relembrava os utilizadores dos iPhones X de que estavam a servir de "beta testers" era a incapacidade para usarem o Face ID para aprovar compras nas contas familiares de múltiplos utilizadores - algo que anteriormente podiam fazer sem dificuldade usando o Touch ID. Pois bem, o próximo iOS 11.3 (ainda em beta) irá finalmente corrigir essa situação e permitir que se validem essas compras com o rosto, tal com é feito para as compras pessoais.

Vamos lá ver quanto mais tempo se terá que esperar para que esta versão (que também deverá trazer as opções para desactivar a lentidão nos iPhones mais antigos, e dar informação sobre o estado das baterias) fique disponível publicamente.


Samsung bloqueia instalação de firmwares de outras regiões nos S8 e Note 8



A Samsung actualizou o bootloader utilizado nos Galaxy S8/S8+ e Note 8, e que impede que os utilizadores possam instalar firmwares de outras regiões e também firmwares não oficiais. Isto impossibilita que um utilizador que tenha comprado um destes smartphones noutro país lhe possa aplicar o firmware do seu próprio país, assim como impede que se instale um firmware livre de operador nos modelos comprados aos operadores.

Más notícias para todos os que tiverem comprado um S8 ou Note 8 a contar com essa possibilidade de poderem trocar de firmware ao seu gosto...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)