2018/01/04

Samsung revela Exynos 9810 destinado ao Galaxy S9

Depois de ficarmos a conhecer o novo Snapdragon 845 da Qualcomm, é agora a vez de conhecermos o novo chip topo de gama da Samsung que irá equipar os Galaxy S9: o Exynos 9810.

A decisão da Samsung em criar e produzir os seus próprios chips parece ter sido uma decisão acertada, e não foram precisos muitos anos para que os seus Exynos se tornassem em modelos capazes de estar ao nível do melhor tem sido feito nos chips ARM.

O novo Exynos 9810 chega com promessas de melhorias substanciais face à geração anterior, referindo que terá o dobro do desempenho em processamento single-core(!) e 40% melhor em multi-core. Considerando que o processamento single-core tem sido um dos pontos em os chips da Samsung e Qualcomm mais deixavam a desejar face aos chips da Apple, esta melhoria será seguramente bem vinda.

Para além desta melhoria do desempenho, temos também a estreia de um modem LTE que permite velocidades de até 1.2Gbps de download e 200Mbps de upload; capacidade para reprodução e gravação de vídeo UHD 4K a 10bits a 120fps; e - sem grandes surpresas - também uma parte do chp dedicada à aceleração de tarefas de Inteligência Artificial e Machine Learning. Espera que, ao estilo do que a Huawei fez no Mate 10, isso comece por ser aplicado a coisas como o reconhecimento de imagens para optimizar a captação de fotografias e vídeos.

Se os rumores se confirmarem, poderemos começar a ver o resultado prático de tudo isto já na próxima semana, se a Samsung revelar os novos Galaxy S9 no CES.

5 comentários:

  1. Os 10 bit por canal de cor são úteis para se conseguir melhor gama dinamica, ou seja, distinção de diferentes tons nas sombras (em vez de aparecer tudo preto) e melhor distinguir partes de extrema luz, como diferentes tons nas nuvens (em vez de aparecer tudo branco) assim ao passarmos dos tradicionais 8bit para 10bit estamos a conseguir passar de 256 para 1024niveis de cinzento - que me parece mais fácil de perceber a importância do que a forma como eles dizem que passam de 16milhoes de cores para 1bilião de cores (acho que ninguém pensa que uma imagem da Samsung alguma vez tivesse tido falta de cores :P).

    ResponderEliminar
  2. Já agora um bom marketing para este CPU era mostrar um benchmark do CPU ao lado do CPU da apple, à data de hoje e mostrar outro com a data daqui a 1 ano a mostrar metade da velocidade no CPU da Apple :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lhes dês ideias! :)
      (Mas que seria grande vídeo, lá isso era!)

      Eliminar
  3. pelo que vejo pela rama este cpu é capaz de ter melhor desempenho que o 845 o que não deixa de ser interessante

    ResponderEliminar
  4. Mas ainda estou com a sensação que o Pixel 2 com o seu co-processador "Pixel Visual Core" consiga fazer umas melhorias no video, nomeadamente 4k com HDR (que foi anunciado para o SD845).

    ResponderEliminar