2018/01/10

Site Overstock.com deixava pagar compras em Bitcoin Cash como se fosse Bitcoin


Querer acompanhar as tendências e disponibilizar pagamentos em Bitcoin é positivo, mas não tanto quando o site em questão não consegue diferenciar entre Bitcoin e Bitcoin Cash, permitindo fazer compras por uma fracção do valor que deveria ser pago.


O site Overstock.com, que vende de tudo (de mobiliário a anéis com diamantes) permite aos clientes pagarem em Bitcoins. O problema é que o site não estava a diferenciar entre Bitcoin e Bitcoin Cash, permitindo que os clientes pagassem o valor em Bitcoin Cash, que tem um valor substancialmente inferior ($2355 vs $13880).

Ou seja, uma compra que deveria custar $78.27 em Bitcoin podia ser paga em Bitcoin Cash, representando um pagamento de apenas $12.02 - uma muito apreciável poupança que seguramente todos gostariam de aproveitar. Só que a situação não se fica por aqui e torna-se ainda mais caricata.

Caso o cliente cancelasse a compra, o site procederia ao reembolso das Bitcoin; mas, novamente, fazia o reembolso em Bitcoin mesmo que o cliente tivesse pago com Bitcoin Cash. Ou seja, para todos os efeitos, o site Overstock.com estava a permitir que qualquer pessoa pudesse facilmente transformar os seus Bitcoin Cash de $2355 em Bitcoins de $13880!

Nesta altura o problema já foi resolvido... mas dá que pensar se não haverão outros sites a fazer confusões idênticas... :)

3 comentários:

  1. Curiosamente usavam a Coinbase como plataforma para processar os pagamentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas era irrelevante... o site é que não estava a implementar direito as coisas (como a Coinbase referiu, há muitos outros sites a usar a sua API e sem problemas deste tipo).

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar