2018/01/07

Toyota autónomo reforça visão com LIDARs


Enquanto alguns fabricantes - como a Tesla - continuam a manter-se afastados dos LIDAR, a Toyota mostra-nos o que se pode fazer... quando não há limites de orçamento.

Os LIDAR são os "radares laser" que permitem a um automóvel autónomo saber exactamente o que se passa em seu redor em 3D, e rapidamente se tornaram num acessório indispensável para a maioria dos veículos autónomos. O problema é que o seu custo elevados faz com que não possam ser aplicados (por agora) em veículos comerciais de grande volume, sendo que nos veículos de teste que vão surgindo vemos alguns com 3 ou 4 destes sensores... Agora, a Toyota mostra-nos como seria um carro capaz de realmente ver tudo à sua volta.

A Plataform 3.0 da Toyota recorre a quatro novos LIDARs de longo alcance que permitem ver até 200m de distância em todas as direcções, complementados por quatro outros LIDAR de curta distância, que também têm cobertura de 360º e que ficam posicionados mais baixos, para garantir que nada lhe passa despercebido (e complementado por outros sensores de proximidade, e câmaras).

Claro que quando nos lembrarmos que cada LIDAR pode custar uma largas dezenas de milhares de euros, depressa se constata que este tipo de equipamento ainda estará muito longe de ser aplicado a veículos comerciais destinados ao grande público - mas, não faltam empresas a trabalhar no desenvolvimento de LIDARs de "baixo custo", pelo que daqui por uns anos este poderá ser mais um acessório comum em todos os automóveis, e fazendo-nos rir dos tempos em que os LIDAR custavam uma fortuna.

... Outra alternativa, é a de que com a chegada dos carros autónomos, o seu custo se torne irrelevante, no caso de se tornarem em veículos partilhados que estarão em operação praticamente a todas as horas do dia (excepto quando param para recarregar) - sendo que o seu valor, por muito elevado que fosse, rapidamente seria amortizado.


1 comentário:

  1. E para além do custo ainda falta resolver o problema de design de modo a que os carros tenham umas linhas agradáveis sem estes matacões acoplados

    ResponderEliminar