2018/01/02

Troca o Messenger pelo Messenger Lite


Tiveste um novo smartphone pelo Natal mas já tens dificuldade em ter espaço livre para instalares novas apps? Se és utilizador do Messenger e do Facebook há algo que podes fazer desde já para garantir umas centenas de megabytes livres e um smartphone menos ocupado.

Um dos nossos leitores contactou-nos "chocado" com o espaço que o Messenger ocupava no seu smartphone. Eram 188MB de espaço - algo que hoje em dia poderá nem parecer demasiado - mas que acabar por ser uma verdadeira barbaridade para uma "app de mensagens", e que acaba por ser reconhecido pelo próprio Facebook... pois de outra forma não se teria dado ao trabalho de criar uma app alternativa: o Messenger Lite, que faz praticamente o mesmo (em termos de mensagens) e que ocupa menos de 10MB - para além de funcionar de forma bastante mais eficiente.


Esta recomendação da utilização do Messenger Lite aplica-se igualmente à própria app principal do Facebook, que também costuma ser uma das principais gastadoras de bateria em qualquer smartphone, e que pode facilmente ser trocada pelo Facebook Lite, com vantagens idênticas às que foram referidas.

Como nota final, ter em conta de que estas apps são app oficiais do Facebook e não versões "alteradas" criadas por um qualquer developer duvidoso, pelo que são de utilização completamente segura, ou pelo menos, tão segura quanto se possa confiar o Facebook para ser. Por isso, a não ser que necessitem expressamente de qualquer funcionalidade que só esteja disponível nas apps "completas", nem hesitem em optar por usar o Facebook Lite e Messenger Lite nos vossos smartphones.

13 comentários:

  1. Com o meu BQ E4.5 era impensável nesta altura ter as oficiais, por 2 motivos: espaço e bateria. Mesmo assim só consigo ter o FB Lite porque anão existe espaço para mais.

    ResponderEliminar
  2. Como entendo neste momento a minha app consome me 515 mb e o face mais 500 e poucos mb...

    ResponderEliminar
  3. Mas a falta de espaço para as apps é memória de armazenamento ou memória RAM?

    ResponderEliminar
  4. boa tarde são coisas distintas , o problema da falta de espaço é directamente associado a memoria flash ou como erradamente se chama de memória rom , no fundo esta memória flash é o equivalente há capacidade dos discos duros ou ssds dos nossos pcs . já a memória ram é outra coisa completamente diferente e que permite aos dispositivos fazerem as operações muito mais rápidas aliviando o cpu , o que se passa com estas 2 aplicações é que elas gastam tanto espaço físico como memória ram

    ResponderEliminar
  5. Claro, mas um dispositivo com 1Gb de RAM a correr FB, Messenger ou outra maravilha de código... Coitado. E se tiver 16Gb de espaço, com 8 ocupados pelo So, temos falta de "espaço" nas 2 memórias, ou não?

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Usem apenas a app Facebook Lite, pois com essa única aplicação podem usar todas as funcionalidades do Facebook, incluindo as mensagens privadas do Messenger.
    Maior poupança de espaço não há.

    ResponderEliminar
  8. Alguma previsão para o lançamento das versões para iOS?

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado Carlos por trazer este assunto para o site, de facto quando questionei isto nem fazia ideia da realidade, isto é, os 188 MB no meu smartphone não são nada comparando com mais de 400 MB de quem usa a app com frequência.

    Um aparte, nunca pensei que uma questão minha viria a dar um post no aadm :)

    ResponderEliminar
  10. Já usava a versão Lite do FB (só porque não gosto de nenhuma app alternativa) e vou agora trocar o Messenger para a versão lite. Tenho um android com 2Gb de Ram e bateria de 4000 mAh, e mesmo assim sinto/ia os efeitos nefastos destas app's.

    ResponderEliminar
  11. Lembro-me há uns anos do estupido particionamento de alguns telemoveis, por exemplo o meu Huawei G630 com Android 4, cujo a memoria seriam 4 GB de ROM, mas na pratica estavam realmente dividos em 3 partições: 900 mb para uma partição "sdcard" para dados pessoais (fotos, videos, etc) , 900 mb para a partição "system" e para finalizar 900 mb para a partição "data" que 400 mb eram "automaticamente" preenchidos com atualizações e 300 mb eram para o Facebook, portanto ficava quase de imediato sem memoria para novas aplicações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação ao Messenger Lite, permitir Video Chamadas era top, já nem precisava de efeitos ou qualidade, desde que permitisse uma qualidade razoavel já não era mau.

      Eliminar