2018/02/21

Facebook melhora suporte para objectos 3D na timeline


Depois de ter permitido colocar objectos 3D interactivos no mural dos utilizadores, o Facebook reforça a aposta com alguns melhoramentos que serão do agrado dos fãs do 3D, VR, e AR.

Antevê-se que a inevitável chegada e popularização dos óculos AR/VR vá fazer disparar a necessidade de conteúdos 3D, e muitas são as empresas que têm apostado nisso (até a própria MS com o seu Windows, onde até o novo Paint já suporta elementos 3D). Também o Facebook está nessa corrida (ou não tivesse comprado a Oculus) e demonstra isso com as melhorias feitas ao suporte para elementos 3D na sua timeline.

É agora possível partilhar elementos no formato glTF 2.0 (que é equiparado ao "JPEG do 3D"), que permite definir texturas, iluminação e proporcionar uma melhor qualidade geral dos objectos 3D. Para além disso, estes elementos 3D podem ser também ser importados para o Facebook Spaces, o espaço VR da Facebook que se poderá tornar na sala virtual de encontro com amigos assim que as tecnologias VR se tornarem mais populares.



Resta saber se o mercado estará preparado (e/ou interessado) em adoptar estas tecnologias, mas que isto abre possibilidades interessantes, lá isso abre: por exemplo, em vez de nos limitarmos a tirar uma foto de um objecto, poderíamos fazer o scan 3D de algo para que depois, quem o quisesse ver, o pudesse fazer de "qualquer lado" - isto para não falar nas lojas, que poderiam mostrar os seus produtos a 360°... e que facilmente poderiam ser vistos, e até experimentados, em ambiente VR.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)