2018/02/08

Huawei apresenta P20 com câmara tripla a 27 de Março


Embora este ano a Huawei tenha decidido não apresentar o seu novo topo de gama no MWC, avança desde já com a data de 27 de Março para nos dar a conhecer o novo P20 com tripla câmara.

Embora os rumores já tivessem dado com certo que o novo P20 irá recorrer a um ecrã recortado, no convite para esta apresentação a Huawei nem sequer disfarça quanto à possibilidade deste smartphone estrear uma câmara tripla na traseira. Para além de um nada discreto "See mooore with AI", temos também três grandes círculos a ornamentar a imagem... pelo que me parece seguro assumir que a câmara tripla estará garantida.

O sistema continuará a contar com a parceria da Leica, que tem sido uma constante da marca ao longo dos últimos anos, mas ficamos a aguardar para saber em que consiste concretamente este sistema triplo e, claro, ver se realmente produz vantagens significativas face às melhores câmaras do momento (o facto do Mate 10 Pro estar muito bem classificado nessa área faz antever que sim).

Fala-se que este triplo sistema irá combinar os mais comuns sistemas de câmara dupla: ou seja, para além de ter uma câmara a cores e outra monocromática, terá também uma câmara adicional com nível de zoom mais elevado. Combinando as três imagens este P20 deverá conseguir produzir imagens com resoluções de até 40MP, e também contar com zoom híbrido até 5x.

... Promessas que terão que ser comprovadas... com imagens! (Fico também curioso para saber se o sistema terá capacidade para processar toda essa informação em tempo real para efeitos da gravação de vídeo, ou se se limitará a usar cada câmara individualmente).

4 comentários:

  1. Em vez de se concentrarem em optimizarem os seus processadores para o Sistema Operativo...não, preferem meter mais camaras no equipamento...

    ResponderEliminar
  2. Será que existe necessidade disso, 3 câmaras? Desculpem lá a indignação mas quem têm telemóveis com câmaras todas "XPTO" faz mais alguma coisa do que ter as fotos no telemóvel e postar no "face", "insta" ou outros sites que reduzem sempre a qualidade das mesmas? Deixo aqui a sugestão para um artigo ;) "o que fazemos com as nossas fotografias?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que há que esperar para ver. Não me chateia nada que metam 3, 4 cameras, (ou mais se quiserem) *SE* depois isso resultar em imagens significativamente melhores face aos sistemas com 1 ou 2 camaras.

      Aliás, sendo a qualidade das fotos/vídeos um dos aspectos principais para muitas pessoas ao escolher um novo smartphone, é uma das áreas em que as inovações serão bem vindas. Mas... lá está, terá que ser demonstrado na prática.

      (Em fabricantes low cost temos visto modelos que vêm com 2 camaras e que não fazem absolutamente nada com a 2ª camara!) Até o efeito de desfocagem é apenas o mesmo que se podia fazer com uma só (faz um blur em redor do ponto de focagem onde se tocar).

      Eliminar
  3. Quase de certeza que vai ser os dois sensores a cores e o monocromático mais um de 2x zoom para portait.

    ResponderEliminar