2018/02/15

Notícias do dia

Tarifário Vodafone You dá mais um passo na internet "por canais"; Chrome começa a bloquear publicidade chata a partir de hoje; o Apple HomePod mancha móveis de madeira; cuidado com as compras na na Reebok Crossfit; HMD revela Nokia 7+ e Nokia 1 com Android One e Go; e França quer empresas a disponibilizar código fonte dos programas após fim do seu suporte.

Antes de passarmos às notícias do dia, não se esqueçam que esta semana temos para vos oferecer uns headphones Bluetooth dobráveis.

Windows 10 ganha modo de alto desempenho "Ultimate Performance" mas só no Windows 10 Pro for Workstations



Depois do "gaming mode" que optimiza o desempenho do Windows para os jogos, a Microsoft vai trazer-nos um modo de alto desempenho "Ultimate Performance", que promete tirar o máximo proveito do hardware disponível eliminando as muitas regras implementadas para poupar energia, mas que só ficará disponível no Windows 10 Pro for Workstations e em computadores desktop.

... Parece-me um pouco ridículo que uma opção como esta, para maximizar o desempenho do computador, fique limitada a uma versão específica do Windows 10... Mas quem sabe, talvez possa servir de incentivo para que os utilizadores procurem por alternativas que lhes dêem maior controlo sobre o seu hardware, sem ficarem dependentes do que uma determinada empresa acha que poderão, ou não, fazer.


Teste cego entre HomePod e concorrentes dá vitória ao Sonos One



O HomePod da Apple tem consistentemente recebido louvores pela sua qualidade sonora, mas um teste cego que o colocou lado a lado com um Amazon Echo, Google Home Max, e Sonos One, acabou por dar a vitória ao Sonos One e vantagem ao Google HomeMax.

Que o Home Max tivesse melhor som, seguindo a velha máxima das colunas de som de que "maior é melhor", não me surpreenderia; mas é interessante ver que o Sonos One conseguiu manter-se na liderança - isto não invalidando que todos eles têm som "suficientemente" bom para a maioria das pessoas. Bem... para além disso, quem optar pelo Sonos One ou Home Max não terá que se preocupar com móveis manchados.


Intel abre programa de recompensas a todos



Depois dos bugs Meltdown e Spectre que afectam todos os CPUs Intel (e não só) dos últimos anos, a Intel parece estar mais receptiva a reconhecer e recompensar quem se dedica a descobrir estas vulnerabilidades. Para isso o seu programa de recompensas vai deixar de estar limitado a um conjunto restrito de participantes convidados e passará a estar disponível publicamente.

A recompensa por vulnerabilidades graves, estilo a Spectre, pode chegar aos 250 mil dólares... pelo que se tiverem jeito para isto, bastará descobrir uma destas vulnerabilidades por ano e já ficam com um rico ordenado. :)


Facebook está a enviar "spam" para nº de telefone usado para autenticação 2FA



O Facebook parece continuar empenhado em se tornar a rede social mais anti-social de sempre, e para isso não hesita em usar o número de telefone que os utilizadores cederam para efeitos de autenticação 2FA (via SMS) para lhes enviar também o seu habitual spam de regresso ao Facebook ("Já viu o que fizeram os seus amigos?", "Já não faz login há muito tempo, eis o que está a perder!", etc.)

Obviamente que os utilizadores a quem isto tem acontecido não estão nada contentes, para além de que nalguns países, como os EUA, isto poderá mesmo ser ilegal por consistir em envio de mensagens não solicitadas. No mínimo, servirá para que se pense duas vezes antes de cederem o vosso número de telefone ao Facebook (ou outros).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

4 comentários:

  1. Parece que os Sonos tambem mancham mobilia de madeira (@ https://daringfireball.net/linked/2018/02/15/et-tu-sonos )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho 3 Sonos Play 1 em cima de móveis de madeira e não vejo manchas.
      Provavelmente, será algo a ocorrer apenas com o novo modelo designado apenas como "One"?

      Eliminar
    2. "One ring to rule them all..." :)

      Eliminar
    3. HAHAHA! Aplica-se na perfeição: "My precious!"

      Nunca ouvi um som tão fantástico numa caixa acústica tão pequena. Quem tem a possibilidade de ouvir o som destas coisas muito difícilmente se desfaz disto! ;)

      Eliminar