2018/02/14

Skydio R1 cumpre com promessa de drone autónomo anti-obstáculos


Quem quiser um quadcopter que funcione como câmara autónoma voadora tem um novo candidato que era aguardado há muito, e que chega ao mercado cumprindo as promessas feitas.

No início da 2015 a Skydio prometia dar visão aos drones, para que pudessem navegar autonomamente em todo o tipo de ambientes sem nunca colidirem com nenhum obstáculo. Promessa que agora é concretizada com o Skydio R1, um drone que simplesmente se pode lançar no ar, e seguir-nos sem que nos tenhamos que preocupar com mais nada, por muito complicado que seja o local onde estivermos - mesmo no meio de árvores.



Para conseguir isso o R1 conta com 13 câmaras, que lhe permitem ter uma visão tridimensional de todo o espaço em redor, e que permite criar um detalhado mapa 3D - usando um Jetson TX1 da Nvidia, o mesmo que é utilizado por automóveis autónomos - sobre as áreas seguras em que pode voar e quais deve evitar.

A confiança da Skydio no seu sistema é de tal ordem que o R1 nem sequer é fornecido com um controlador tradicional; e pelo que se pode ver no vídeo que se segue... realmente não parece ser preciso.

... Agora só temos que esperar que esta tecnologia, neste drone de 2499 dólares, fique disponível para ser integrada em drones com um quarto do preço.




1 comentário:

  1. É uma das tecnologias que mais espero, mas só quando estes drones forem vendidos a preços decentes e com um tamanho reduzido (para poderem serem utilizados no interior de habitações). Será otimo podermos estar com a família/amigos e termos um aparelho que de forma autónoma registe os momentos por nós para posterior partilha.

    ResponderEliminar