2018/02/20

Teclado Swype chega ao fim


O teclado Swype, que nos apresentou a revolucionária forma de escrever "deslizando" pelas letras, vai ser descontinuado pela Nuance.

Já lá vão quase 10 anos desde que o Swype foi apresentado, na altura quase como protótipo, e prometendo uma nova revolução na forma de escrever num smartphone com touchscreen. Foi algo que me fascinou logo desde o primeiro momento, sendo que até os mais cépticos olhavam com atenção... ou não tivesse sido inventado pelo criador do sistema T9, que dominou a forma de escrever no telemóveis com teclado numérico.

Demorou algum tempo, mas o Swype lá chegou aos smartphones (o iPhone, que na altura não permitia instalar teclados alternativos, até teve direito a uma app dedicada só ao teclado - que só funcionava na própria app). E, também sem grandes surpresas, não faltaram teclados que começaram a replicar o mesmo estilo de escrita "swype": teclados como o TouchPal, o SwiftKey e até o teclado da Google.

Infelizmente, enquanto esses perduram, o Swype original vai ser descontinuado. Pode dizer-se portanto que o Swype foi vítima do seu próprio sucesso, ao se tornar tão comum que praticamente todos os teclados populares adoptaram a sua técnica de escrita. Ainda assim, o teclado continuará disponível nas app stores para quem o quiser utilizar, mas sem direito a actualizações futuras.

14 comentários:

  1. Infelizmente foi pioneiro mas desde que a Nuance assumiu controlo, perdeu o tino...

    Sempre o abri muito preciso e, sobretudo, o layout "Querty+Ç" é bem prático para escrever em português (só o encontrei no teclado nativo dos Sony). ��

    ResponderEliminar
  2. Pois de facto a ideia era (e é) tão boa que foi prontamente copiada, algo que me surpreendeu. Então não havia patente para isto? Sem manter a exclusividade da ideia o Swype estava condenado ao fracasso.

    ResponderEliminar
  3. Escrito com o Gboard ...

    ResponderEliminar
  4. Gostava de saber qual a real penetração deste tipo de teclado nos telemóveis. Eu já tive vários instalados, mas por uma razão ou outra volto sempre aos teclados "normais".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho usado desde o início. Comecei pelo TouchPal, depois lá me converti ao SwiftKey (quando adicionaram o "flow"), e agora tem sido um misto de SwiftKey e GBoard (que também ganhou o swype).

      Idealmente utilizaria apenas o Gboard, mas como ainda não suporta português e inglês em simultâneo (como o SwiftKey), ainda não o uso de forma exclusiva.

      Eliminar
    2. Eu faria era a pargunta ao contrário, há utilizadores que depois de ter experimentado escrita por gesto, ainda escrevam letra-a-letra? ;)

      Eliminar
    3. Eu também já não passo sem o "flow". Também não vivo sem ecossistema da google daí que a minha preferência seja usar o GBoard. Tal como o Carlos, se não tiver "flow" e se não tiver multilíngua, não serve. Ainda bem que o GBoard tem! (tens que dar outra chance ao GBoard Carlos :))

      Eliminar
    4. Eu uso o Gboard, mas o que dizia era ter multi-lingua *simultanea* como tem o SwiftKey, deixando escrever portugues e ingles misturado, sem ter que andar a trocar de língua - é coisa que já tem na versão Android, mas que ainda está em falta na versão iOS.

      Eliminar
    5. Este post está algo confuso :) Explicas que o que dizias era ter as 2 línguas ao mesmo, que é o que o GBoard oferece, mas depois terminas dizendo que afinal sabes que tem no Android e só falta por no iOS.

      Resumindo, e para ficar claro, usas o GBoard no Android (porque tem flow e 2 línguas ao mm tempo) e não usas GBoard no iOS porque lá não dá para por as 2 línguas em simultâneo.

      Eliminar
    6. Não... também uso o Gboard no iOS, mas não o uso *mais* por ainda não ter essa funcionalidade - que considero essencial. Especialmente quando estou a usar o Gboard e lá dou com ele a corrigir "para a lingua errada" . :) Momento em que normalmente salto para o Swiftkey, até ter necessidade de voltar a fazer pesquisas ou inserir bonecos com o Gboard... :)

      Eliminar
    7. Eu parece-me que o problema neste caso não é tanto o uso do Gboard, mas mais o uso do iOS :P Pára com isso!

      Eliminar
    8. Usa a fala que o Gboard já fica bilingue em condições :)

      Eliminar
  5. É e vai continuar a ser o meu teclado de eleição! Enquanto continuar a funcionar, não vou mudar.

    ResponderEliminar