2019/01/23

Fim do Hangouts chega em Outubro para o G Suite


Continuo a não compreender como é que a Google está empenhada em destruir uma das suas mais valiosas ferramentas - partindo o Hangouts num novo Hangouts Chat e Hangouts Meet - mas já revelou os planos para a primeira fase, da remoção do Hangouts do G Suite.

O início do fim do Hangouts começa a 16 de Abril, altura em que os clientes G Suite que utilizam o Hangouts Classic passarão a ter acesso ao novo Hangouts Chat (estilo Slack). A partir dessa data as mensagens enviadas através do Hangouts clássico deixaram de ser guardadas, incentivando a utilização do Hangouts Chat; e cujas funcionalidades irão evoluindo nos meses seguintes (incluindo integração com o Gmail e posteriores serviços de chamadas de voz e videochamada via o Hangouts Meet).

A Google ainda não revelou completamente os planos de como irá proceder para os utilizadores Google "normais"; mas será apenas uma questão de tempo até o Hangouts clássico deixa de estar disponíveis para todos, e que suspeito que, à semelhança do que aconteceu com o Allo e Duo, irá revelar-se numa dura dose de realidade para a Google, incentivando os utilizadores que anteriormente ainda permaneciam fiéis ao Hangouts, a mudarem-se para serviços da concorrência (que mesmo que não sejam melhores, pelo menos têm mais probabilidades de não sucumbirem ao surgimento de novas apps concorrentes da própria empresa a cada par de anos).

Também não faz antever nada de bom as referências da Google a que estes novos Hangouts Chat e Meet seguirão um modelo "freemium", onde algumas funcionalidades estarão disponíveis gratuitamente, mas outras só estarão disponíveis a pagar (algo que ajudará a explicar o desejo da Google matar o Hangouts actual). Enfim... como é costume nestas coisas, o vazio deixado por um serviço será a oportunidade para que outros ocupem o seu lugar.

7 comentários:

  1. Já chateia estas constantes mudanças, Talk, Hangouts, Allo, Duo...
    Até eu, que sou fiel aos produtos google, estou a pensar ir para a concorrência (whatsapp) e não voltar...

    ResponderEliminar
  2. Nunca usei. Não me vai fazer falta nenhuma!

    ResponderEliminar
  3. Devem estar a pensar anunciar (Google IO 2019?) uma plataforma nova para Desktops e Mobile (baseada no Fushia ?) que vai contemplar uma componente social para substituir o Google Plus, messaging (baseado no Duo com multi-ponto?) para substituir o Hangouts, etc... mas se assim for é estranho ainda não se ter ouvido falar mais disto...

    ResponderEliminar
  4. Desisti do Hangouts faz algum tempo, para além de ter inúmeros problemas com ausência de notificações em diversos equipamentos móveis, passei a usar aquilo que funciona muito bem e sem mudanças de humor da Google - Whatsapp e Telegram

    ResponderEliminar
  5. Para quando um discord do Aadm? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Slack tem servido... mas depois logo se verá. :)

      Eliminar