2020/11/26

Bing carrega nos anúncios

Quem utilizar o Bing da Microsoft para fazer pesquisas, arrisca-se a ver toda a página inicial preenchida com anúncios.

Não sendo utilizador do Bing (e sendo utilizador do uBlock Origin - com excepções para os sites que acho merecedores de serem apoiados), não tenho grande contacto directo com o flagelo da publicidade excessiva que domina grande parte da internet. No entanto, acho que alguns serviços começam a chegar a pontos ridículos, como agora acontece com o Bing, que pode chegar a apresentar até 5 anúncios publicitários no topo dos resultados da pesquisa.

É certo que não consegui replicar este resultado por cá, mesmo desactivando o adblocker, mas isso será dependente de onde vive e do volume de anúncios direccionados para essa região. Seja como for, parece-me um completo exagero que um suposto serviço de pesquisa se torne num serviço de apresentação de publicidade que chega ao cúmulo de nem apresentar um resultado "natural" naquilo que será imediatamente visível no ecrã do utilizador, obrigando-o a ter atenção redobrada para o encontrar.

Se o objectivo da MS é atrair mais pessoas para o Bing, parece-me que não será com medidas como estas que o vá conseguir.

2 comentários: