2021/07/28

Notícias do dia

Joby Aviation demonstra voo de 240 km com o seu mini-avião eléctrico; aluguer de carros com preços inflacionados estas férias; ZTE Axon 30 5G vem com câmara sob-ecrã melhorada; Google prepara app "Switch to Android" para iPhones; TikTok com Picture-in-Picture e mais ferramentas para live streams e Samsung lança monitor Odyssey Neo G9 ultrawide com mini-LED.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer cartões Lycamobile com 20GB de dados, mesmo à medida de quem quer ir de férias descansado quanto ao uso da internet no smartphone.

PunkSpider vai expor vulnerabilidades de todos os sites na web

Dois hackers dizem estar prestes a lançar uma actualização de uma ferramenta controversa - o PunkSpider - que funciona como um motor de pesquisa que percorre todos os sites web, mas que em vez de se focar nos seus conteúdos, foca-se nas suas vulnerabilidades.

Será extremamente fácil pesquisar por sites que tenham vulnerabilidades que permitam a alteração das imagens nas suas páginas, ou que permitam o roubo de dados, ou que sofram de centenas de outras vulnerabilidades conhecidas. Mas, apesar de poder ser visto como uma ferramenta que facilita o trabalho de hackers mal-intencionados, a sua dupla de criados diz que os sites já estão vulneráveis de qualquer maneira, e que esta ferramenta se destina a sensibilizar os responsáveis pelos sites para que façam as devidas alterações para se manterem seguros.


iPhones marcam novo trimestre recorde da Apple

A Apple já apresentou os seus resultados financeiros, com novo trimestre que regista um aumento de 36% face ao ano anterior e marca um novo recorde para o trimestre de Junho que, tradicionalmente, é um dos "maus trimestres" por muitas pessoas optarem por aguardar pelo próximo iPhone. Algo que não parece estar a incomodar muita gente, já que os iPhones registaram um aumento de quase 50%.

As explicações possíveis são muitas, indo desde a forte promoção e insistência que o 5G tem tido (lembram-se de como foi repetido até a exaustão o "5G" durante a apresentação do iPhone?) e o facto do ano de pandemia também ter incentivado muitas pessoas a investirem num smartphone como forma de compensarem o período passado em confinamento ou em tele-trabalho a partir de casa. Seja como for, não há sinais para que a Apple fique preocupado com os preços crescentes dos iPhones - ainda mais quando, o que tem tido piores resultados, é o mais económico iPhone 12 mini, que já está destinado a sair de cena após o iPhone 13 mini deste ano.


TSMC recebe luz verde para fábrica de chips de 2nm

Taiwan aprovou o pedido para a construção da mais avançada fábrica de produção de chips da TSMC, que terá capacidade para produzir chips em processo de 2nm(!) deixando a empresa preparada para enfrentar as necessidades tecnológicas dos próximos anos.

É esperado que ainda este ano comecem a chegar ao mercado chips com processo de 4nm e, neste fase, qualquer ganho de "1nm" representa um ganho proporcional cada vez maior. Passar de 25nm para 24nm seria quase irrelevante, passar de 4nm para 2nm representa ganhos de 50% na área, assim como no desempenho, eficiência, e consumos. Vai ser interessante ver até onde se pode chegar, e quanto tempo irá demorar até se começar a falar de chips com tecnologia de 1nm.


Variabilidade dos dados do Apple Watch preocupam investigadores

O Apple Watch tem sido promovido pela Apple como sendo um dispositivo excelente para a recolha de dados para estudos clínicos, mas um investigador chama a atenção para um estranho fenómeno de variação de dados que se deveriam ter mantido idênticos. Dados lidos em duas ocasiões revelaram alterações até nos dados que já tinham sido recolhidos anteriormente, e que estão a ser atribuídos a alterações no algoritmo utilizado pela Apple para calcular os valores da frequência cardíaca.
A Apple diz que vai fazendo alterações para melhorar as leituras mas que nunca altera leituras já feitas, dizendo que o problema estará no processo como o investigador fez a leitura dos dados. Pelo seu lado, o investigador diz que a Apple deveria dar acesso aos dados reais dos sensores, para não se ficar dependente da sua "interpretação" que pode variar de acordo com um algoritmo que ninguém sabe como funciona ou como é alterado a cada actualização.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato MP3 foi criado em 1993 pela Fraunhofer e permitiu efectuar uma compressão sem precedentes de música sem perda aparente de qualidade. Naquele tempo, comprimir uma única música podia demorar dezenas de minutos; mas o seu tamanho reduzido veio possibilitar que se começassem a transferir músicas através da internet - algo inicialmente visto como sendo um novo apocalipse que iria ditar o fim da indústria musical, mas que hoje em dia permite o esmagador sucesso dos serviços de streaming.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)