2022/11/17

Snapdragon AR2 Gen 1 para Realidade Aumentada

Além do Snapdragon 8 Gen 2, a Qualcomm apresentou também o novo Snapdragon AR2 Gen 1 para realidade aumentada.

Os óculos de realidade aumentada podem ainda não se ter popularizado da forma que as empresas gostariam, mas espera-se que essa potencial "revolução" possa estar iminente - e a Qualcomm quer assegurar que tem chips adequados para potenciar essa nova vaga.

O Snapdragon AR2 Gen 1 é um chip concebido especificamente para aplicação em óculos de realidade aumentada. Para isso foi reduzido o espaço físico que é ocupado (menos 40%) e também o consumo, com a Qualcomm a dizer que se pode ficar por menos de 1 W em funcionamento, metade do consumo do anterior chip XR2 usado no Quest 2.
O chip pode tomar conta do tracking espacial em 6 eixos, assim como fazer o tracking das mãos, usando até 9 câmaras; além de contar com eye tracking para o foveated rendering e autenticação ocular por íris. Tem ainda WiFi 7, que possibilita uma latência reduzida de 2 ms entre os óculos e o equipamento principal. A proposta da Qualcomm é que o processamento crítico em tempo de resposta seja feito directamente nos óculos, mas as tarefas mais intensivas sejam feitas num smartphone ou PC.

Não descurando a parte do áudio, a Qualcomm também revelou os chips S3 e S5 Gen 2, com Bluetooth LE, cancelamento de ruído, qualidade de som melhorada, spatial audio, e Auracast - que permite usar o Bluetooth para emissões estilo rádio, de um único transmissor para inúmeros receptores simultaneamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)