2023/01/08

Modo Always-On do iPhone 14 Pro com pouco impacto na autonomia

A Apple adicionou um modo que permite remover o wallpaper do modo always-on dos iPhone 14 Pro, mas o impacto na autonomia é reduzido.

Os iPhone da Apple juntaram-se ao grupo dos smartphones com capacidade para manterem os ecrãs em modo "always on", apresentando informação de forma constante, como as horas, notificações, widgets, etc. No mais recente iOS 16.2 a Apple adicionou uma opção que permite remover a imagem de fundo do modo always-on, mas quem estiver a pensar dar uso a esta opção para efeitos de poupança de bateria poderá gostar de saber que o impacto não é significativo.

Fazendo um comparativo entre três iPhones 14 Pro Max (sem apps adicionais instaladas e em modo de avião para reduzir as variações externas), um com o ecrã desligado, outro com o modo always-on com imagem de fundo, e outro com o modo always-on sem imagem de fundo, os resultados ao fim de 24 horas são os seguintes: o iPhone com ecrã desligado mantém-se nos 100% de bateria, o iPhone com ecrã ligado com imagem de fundo cai para os 80%, e o que se limita a mostrar texto sem imagem de fundo fica perto dos 85%.
Ou seja, a diferença entre mostrar a imagem de fundo ou não mostrar, no modo always-on, representa apenas uma diferença inferior a 5% ao fim de um dia.

Claro que no mundo real estes valores irão variar, já que o modo always-on também ajusta a luminosidade em função da luz ambiente, e pode desligar o ecrã completamente quando têm o iPhone no bolso ou carteira (ou quando o colocam com o ecrã virado para baixo numa mesa) - opções que também poderão ser usadas quando não têm interesse em ver no ecrã e quiserem prolongar a autonomia ao máximo. E claro, podem também dar um salto às definições do ecrã em Settings > Display & Brightness > Always On Display, e ajustarem o modo desejado.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)