2023/02/17

Apple lança iOS 16.4 beta

A Apple já disponibilizou o iOS 16.4 e iPadOS 16.4 beta para developers, que traz algumas novidades interessantes.

Para além das muitas correcções de bugs e melhorias menores - o iOS 16 ainda conta com muitos "glitches", por exemplo, por vezes fazendo com que os balões de notificações no lock screen apareçam com cantos quadrados, aplicando os cantos arredondados apenas alguns segundos mais tarde; e também já me aconteceu ficar com os icons de estado presos em modo horizontal mesmo quando estava no home screen em modo vertical - a próxima versão iOS 16.4 virá com coisas novas mais relevantes.

Uma delas é a possibilidade das web apps poderem apresentar notificações push, o que permite torná-las bastante mais úteis e, potencialmente, dispensar o uso de apps nativas. Os browsers passam também a poder acrescentar páginas / apps ao home screen, que era algo que até aqui estava também reservado apenas ao Safari. No iMessages, a Apple dá mais relevância ao Mastodon, passando a apresentar previews para esses links.
Também temos melhorias na app Podcasts com uma secção que mostra todas as subscrições de podcasts, e outra que mostra os episódios por terminar; nova arquitectura do sistema HomeKit que melhora a sua fiabilidade, com suporte melhorado para dispositivos Matter; e novos emoji.

Por outro lado, a Apple também dificulta a instalação destas versões beta destinadas a developers, deixando de utilizar os developer profiles (que podiam ser partilhados) e associando as versões beta directamente à conta Apple ID do developer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)