2023/04/13

Yangwang U9 pode dançar e circular com 3 rodas

O Yangwang U9 é um novo super-carro eléctrico, da BYD, que chega com capacidades impressionantes que vão dar trabalho às marcas concorrentes.

Para além do seu visual que, desde logo, mostra que não é um carro para "brincadeiras" (e contar com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2 segundos), a grande novidade do Yangwang U9 é o seu avançado sistema DiSus de controlo da carroçaria, que a marca diz ser o mais avançado do mundo.

Na versão demonstrada no veículo, tem capacidade para ajustar o amortecimento e suspensão de forma instantânea para cada roda, e também a sua altura, com uma gama de movimentos de até 20 cm. Isto é usado activamente durante os processos de aceleração, travagem, e curva, para garantir a máxima estabilidade do veículo. E para demonstrar as suas capacidades de modo visualmente mais marcante, a marca fez o carro dançar em palco e terminando com um pequeno salto - que bem que poderia ser uma técnica adequada para lidar com os buracos nas nossas estradas.


Outra das capacidades deste sistema é que também permite que o carro circule com apenas três rodas, algo que não se espera que venha a ser necessário na estrada, mas que poderia dar jeito a algumas marcas.



O Yangwang U9 terá um preço a começar perto dos 150 mil euros, na China.

1 comentário:

  1. Por cá podia ser muito útil se conseguisse levantar uma roda de cada vez quando passa por cima de um buraco..

    ResponderEliminar