2011/02/25

Intel Thunderbolt


O Intel Lightpeak chegou finalmente ao mercado na nova geração de MacBooks Pro, e o seu nome oficial é Thunderbolt.

Este novo sistema de comunicação de alto-desempenho tem grandes expectativas de poder vir a substituir praticamente todas as ligações actuais, já que permite transportar inúmeros canais de dados simultaneamente. Ou seja, poderemos usar este Thunderbolt com adaptadores para o ligar a equipamentos USB, eSata, HDMI, etc.



Cada ficha tem dois canais de 10Gbps bidireccionais (estando já preparada para no futuro poder transferir até 40Gbps se se usarem ambos os canais num único sentido), pode usar cabos ópticos ou eléctricos, e podendo ser ligado em "sequência". Por exemplo, ligarem um cabo thunderbolt ao vosso monitor, e do monitor a um disco externo, e desse disco externo a uma impressora, e assim sucessivamente.

Os cabos eléctricos poderão ter até 3m e levar 10W de corrente eléctrica para os periféricos. Já nos ópticos, servirão apenas para dados, mas poderão ter dezenas de metros.



Para os que tiverem preocupados com as velocidades de transferências efectivas: a Intel já demonstrou velocidades reais de 6.25Gbps e diz que serão possíveis velocidades ainda superiores. Ao contrário do que acontece com o USB 3.0 por exemplo, onde os anunciados 5Gbps permitem uma velocidade máxima efectiva de apenas 3Gbps.



Os primeiros equipamentos Thunderbolt deverão ser escassos e caros - tal como o USB o era quando apareceu inicialmente (e agora repetindo-se com o USB 3.0) - mas, eventualmente chegaremos ao ponto onde um dispositivo Thunderbolt possa ser tão barato como qualquer outro.

Por agora, a Apple parece ficar com um ano de avanço, já que a Intel diz que os outros fabricantes não aproveitaram a oportunidade, e agora,  só para 2012 é que terão produtos no mercado.


Por último deixo apenas a pergunta no ar... a misteriosa ficha que ninguém sabe o que é no iPad 2... será ela uma ficha Thunderbolt?
(Que melhor maneira haveria de começar a popularizar este novo formato do que colocá-lo em "tudo" o que comercializem? :)

3 comentários:

  1. A ideia é do Thunderbolt é mesmo muito boa e seria uma pena se a industria não a suportar.

    Se os adaptadores de Thunderbolt para USB/FW/LAN/VGA/DVI/HDMI/*inserir_aqui_outro standart* forem baratos acabam os problemas de quer ligar um dispositivo e o portátil não o suportar.

    ResponderEliminar
  2. @Marabyte

    Exactamente. Esperemos que as coisas evoluam nesse sentido. Eventualmente poderemos ter uma "dock" em casa, já ligada a monitores, teclados, etc. etc.
    Bastando ligar um único cabo ao portátil e pronto... fica tudo "activo", sem chatices de ter que ligar cabos USB, monitor, áudio, etc. :)

    ResponderEliminar
  3. Já vimos tantas tecnologias boas a não vigorar... o mercado tem lobbies, eles é que definem o que deve ou não prosperar. Lembram-se do FireWire? É apenas um exemplo...

    ResponderEliminar