2011/05/18

Poupa Tráfego no iPhone com o Onavo


O sonho de ter internet no bolso é cada vez mais uma realidade, como se pode verificar pela crescente popularidade dos smartphones. No entanto, há ainda muitos casos em que o acesso móvel à Internet deixa bastante a desejar... bastando para isso sairmos do nosso País.

Se os planos de dados podem ser já atractivos para a maioria das pessoas, o caso muda completamente de figura quando se trata de dados em roaming. Para além disso, há ainda muitos casos em que os planos de dados permitem uma reduzida quantidade de dados, insuficiente para a utilização que pretendemos dar.

É aí que entre este Onavo para iPhone e iPad, uma App que utiliza os servidores do serviço para comprimir e reduzir a quantidade de dados que chega ao vosso iPhone.

Alguns utilizadores rapidamente conhecerão este tipo de serviço, semelhante ao que o Opera Mini e outros browsers mobile fazem, mas que aqui se aplica a todos os dados recebidos pelo iPhone/iPad.

Os dados recebidos e enviados pelo vosso iPhone passam pelos servidores da Onavo (na cloud da Amazon), sendo que os dados com destino ao vosso iPhone são comprimidos e são reduzidos ao máximo. Claro que a compressão dependerá bastante do tipo de conteúdos que utilizarem, mas a vantagem será sem dúvida bem apreciada nos tais casos de planos de dados reduzidos e/ou quando se está em roaming.


 Para além disso permite-vos ter uma melhor ideia da forma de que Apps e serviços são responsáveis pelo consumo de dados, já que poderão ver um relatório de quanto tráfego pouparam, e dos diferentes serviços discriminados.

A App (e serviço) do Onavo estão actualmente disponíveis de forma gratuita.

7 comentários:

  1. é caso para dizer "ó nabo!" instala esta app para poupares internet

    ResponderEliminar
  2. o grande inconveniente parece me ser o round trip (conteudos localmente proximos passam a estar na amazon) bem como o logging q eles possam fazer de TUDO (incluindo credenciais).

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia a app e de facto é muito boa. Mas atenção que apenas são comprimidos os dados recebidos, conforme podes ver na FAQ do Onavo, que passo a citar:

    "Does Onavo shrink data I send or just data I receive?
    Currently Onavo shrinks data that is received by your iPhone and does not shrink data you send, such as photos or videos you share."

    ResponderEliminar
  4. Sim, a compressão é só no download, mas ali escrevi no sentido de downloads e uploads passarem pelos servers da Onavo (não ficou muito claro :)

    ResponderEliminar
  5. Dos_Passos18/5/11 21:31

    Não consigo gastar o meu tráfego de dados por 3G (500 MB/mês) da assinatura. Agora quem estiver a passar os limites (ou no estrangeiro em que o roaming de dados é pago à parte) é útil.

    Confirmo que o processo é bastante rápido e não há uma perda sensível de qualidade das páginas na navegação na web.

    ResponderEliminar
  6. Boas. Recomendo cuidado no uso desse aplicativo, pois embora cumpra o que promete, tem um bug. O aplicativo altera as configurações do iPhone e exclui o acesso pessoal, funcionalidade que transforma o aparelho em um roteador Wifi. Ao ler as instruções do programa, descobri que bastava desinstalar o perfil que ele adiciona. Fiz isso e tudo voltou a ser como antes, sem necessidade de restauração. Mas fica aqui o aviso.

    ResponderEliminar
  7. ola o meu nao tirou o acesso pessoal nao!

    ResponderEliminar