2011/12/29

Airborne - Música dos Artistas para os Fãs


Não é preciso ser um génio para saber que, quando toda uma indústria desperdiça mais recursos a perseguir e processar os seus clientes do que a fazer aquilo que é suposto, é sinal que algo tem que mudar.

Refiro-me à indústria de distribuição musical, e este Airborne quer ser a cura para a "doença" sistémica que parece estar tão entranhada que já fazia perder todas as esperanças.

No fundo, o que este Airborne faz é ligar directamente os artistas aos seus fãs, que por apenas $1 por mês terão acesso a todos os conteúdos produzidos pelo seu artista favorito, podendo ouvir, copiar, e partilhar toda essa música sem limitações. A ideia sendo que cada nova pessoa a quem esses conteúdos cheguem por meio de partilhas, possam igualmente tornar-se fãs, contribuindo com $1 para o mesmo artista (que recebe directamente 70% desse valor.)

Mas, não é só... graças a esta relação directa, cada artista pode ter uma imagem muito mais detalhada sobre todo e cada um dos seus fãs: quem mais partilha, quem o segue à mais tempo, etc. etc.

Ou seja, uma relação bem mais saudável que a que existe actualmente, e que me parece ser um passo na direcção certa de um futuro mais justo para todos. Consigo rapidamente imaginar uma dezenas de artistas que não me importaria de "sustentar" com $1 mensal... incluindo alguns estúdios de jogos que neste momento estão exactamente no patamar oposto, de estarem completamente cortados da minha lista de compras por infectarem os seus produtos com DRMs abusivos!... Não seria bom se fossemos tratados com o respeito que um cliente que os sustenta merece?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)