2012/04/27

Creepy - Por Andas à Custa das Fotos e Redes Sociais


Este Creepy é apenas mais um programa que visa chamar a atenção para os potenciais abusos que se podem cometer usando informação que muitas pessoas disponibilizam publicamente na internet sem consciência do que isso pode representar.

Usando as mensagens geolocalizadas de serviços como o Twitter, Foursquare e Gowalla; e ainda as fotos colocadas em locais como o flickr, twitpic, yfrog, e muitos outros; este Creepy é capaz de criar um mapa bastante preciso dos locais por onde qualquer utilizador circule (desde que disponibilize estes dados publicamente, obviamente.)

Considerando-se a popularização dos smartphones, é inevitável que haja um número crescente de pessoas que possa nem sequer ter consciência que ao colocar uma foto na internet, poderá estar a disponibilizar as coordenadas GPS do local onde foi tirada; ou que ao escrever uma mensagem no twitter, poderá igualmente estar a dizer onde está (e nem vamos falar dos casos em que isso é feito expressamente, ao usar-se serviços como o Foursquare.)

Portanto... trata-se de uma chamada de atenção que tem toda a razão de existir... Sendo que podem dar uso a este creepy para "mostrar" a algum amigo o quanto sabem das suas movimentações, e assim esperar que a mensagem fique bem gravada na sua memória.

A não ser em casos excepcionais em que pretendam divulgar publicamente por onde andam, o mais recomendável será desligar todo o tipo de geolocalização nas redes sociais... e no caso das fotos, terem o cuidado de as "limpar" destes dados GPS guardados na informação EXIF antes de as partilharem publicamente. (Excepção feita em casos onde o conteúdo da mesma seja suficiente para que qualquer pessoa saiba onde foi tirada! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)