2012/07/27

Apple Patenteia Ecrã para Óculos à Project Glass


Caso não haja uma grande reviravolta nas guerras das patentes parece que estamos destinados a ver estes casos tornarem-se cada vez mais frequentes (até - espero eu - que se tornem mesmo tão frequentes que atasquem por completo os tribunais, fazendo a justiça norte-americana processar-se à velocidade da nossa... ou seja... tarde e nunca!)

A ver por esta patente da Apple, para um ecrã de alta-qualidade para óculos de vídeo, nem sequer o Project Glass do Google estará livre de sarilhos (ou os novos ecrãs OLED de 350ppi da Samsung).

Claro que, imagino que o Google se possa defender dizendo que o seu design dispensa o uso de um "penico" na cabeça, como aqui nos é proposto pela Apple... Embora isso também me faça recear que a Apple comece a processar todos aqueles que quiserem andar mesmo com um tal "penico" na cabeça.

Esperemos que, a haver tais casos, eles sejam julgados no Reino Unido, onde os juízes certamente determinarão que o penico da concorrência não tem o "estilo" do da Apple, e que como tal a Apple terá que publicitar publicamente que não houve cópia de penicos! ;P

6 comentários:

  1. http://www.appleinsider.com/articles/12/07/26/apple_wins_stay_on_posting_samsung_did_not_copy_ipad_uk_notice.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei disso nas notícias do dia. :)
      http://abertoatedemadrugada.com/2012/07/noticias-do-dia_27.html

      Eliminar
  2. Nos Estados Unidos da América, ou é tudo 8 ou 80. Ainda à tempos, deu uma reportagem em que existem empresas farmacêuticas e de genética que já patentearam partes do ADN, de modo a que não se possa fazer nenhum tipo de medicamento, sem que se pague royalties por isso.
    Disso para a Apple, nada me espanta...
    Hoje em dia, já é pouca a inovação porque tudo é copiado uns dos outros.

    ResponderEliminar
  3. Sobre o penico: "one has to bear in mind that this isn't a design patent. In a patent application, Apple isn't obligated to reveal the end product that will make its way to market. The graphic simply represents a "generic" heads-up display concept, period. We all know that Jony Ive and his legendary team of industrial designers will work night and day to come up with the coolest design in its class whenever the time is right to bring this to market." (link do texto)

    Acho que estás a seguir a via mais fácil: "A Apple apresentou uma patente, porrada neles". Em todo o caso o site http://www.patentlyapple.com/ é muito instrutivo, designadamente o Patent Bolt.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "One has to bear in mind..." que este post foi escrito em tom irónico, por um autor farto das trollices de abuso das patentes (seja lá por quem for), e que acha completamente ridículo que se admitam patentes de coisas tão genéricas como um "ecrã de alta resolução para por à frente dos olhos" (ou as outras 1001 coisas que vão surgindo - novamente, independentemente da marca que as regista).

      Se há casos em que concordo que as patentes terão um papel útil, como já disse por várias vezes, acho que o sistema está completamente subvertido e abusado. E daí este post do "penico" em tom de desabafo... :)

      Eliminar
  4. " As usual, the question arises, “Just who is copying who?” Apple seems to have been working on their own version of Google Glass for quite some time now" - diz o Phandroid.

    Como escreves-te deu-me a impressão que a Apple copiou o Google Glass e, além disso, como é "habitual" prepara-se para processar a Google - e "last but not least", que o Jony Ive não conseguia fazer um "penico" de jeito (na verdade a tecnologia patenteada vai para além de óculos e pode ser usada noutros ecrãs).

    Fica a valer a foto usada pelo Phandroid ... ainda vai ser usada em processo judicial :D

    http://phandroid.com/2012/07/27/apples-newly-filed-patent-application-reveals-google-glass-like-eyewear-ipatch-coming-soon/

    ResponderEliminar