2012/08/17

Novos Interfaces com "Touch" e Imaginação

Parece que a Apple não pára com as patentes, e agora se prepara para criar uma App de desenho que oferece um interface diferente dos que são tradicionalmente usados neste tipo de apps.

Fundamentalmente, em vez de consistir em tipos de ferramentas que são seleccionados numa palete ou barra de funções, o que a Apple propõe é colocar essas ferramentas mais próximas do local onde se está a efectuar a operação - sendo activadas por gestos ou outros métodos.

Independentemente de isto ser algo "novo" ou merecedor de patente (lembro-me de programas e utilitários que já faziam coisas deste tipo há mais de uma década, embora pudessem não ser especificamente concebidos para esta área)... é uma questão que volta a relembrar-me da necessidade de muitos developers "re-inventarem a roda".

Passamos quase duas décadas a desenvolver interfaces adequados para serem usados por um sistema de rato e teclado. E agora, com a transição para os tablets, vai ser necessário descobrir novas formas de fazer as coisas. Não se pode esperar que o mesmo tipo de elementos de interface que funcionava até aqui, em programas de desenho, ou qualquer outro tipo, sejam os mais adequados para serem utilizados com os dedos, ou um stylus, ou uma combinação dos dois, num tablet.

Mas... também vos digo que será bem provável que daqui por 5 anos, com novos programas que tirem partido das novas funcionalidades e apresentem interfaces "que ainda não imaginamos"... se olhe para trás e se diga que os velhos interfaces "rato+teclado" eram bastante limitados...

É só esperar que os developers se desprendam dos interfaces pré-concebidos, e deixem a sua imaginação voar...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)