2014/01/25
TMN vai acabar e passa a MEO
Se por aí ainda andarão alguns nostálgicos com memórias da Telecel (que passou a Vodafone), em breve teremos muitos mais... agora aplicados à TMN. A marca TMN vai deixar de existir, passando a PT a centralizar as telecomunicações sob a marca MEO.
Conhecendo-se a aversão à mudança que a maioria das pessoas tem, não deixa de ser uma manobra arriscada mexer em algo que afecta milhões de pessoas - mesmo se na prática tudo se manterá inalterado, mudando apenas os "logotipos" que passam a vir na factura ou a aparecer no site.
A TMN foi criada em 1991 sendo incorporada na PT em 1994 - o que faz com que esta remodelação aconteça no bonito aniversário dos 20 anos (embora seja também uma celebração algo ingrata pois significa que deixará de existir com este nome). Mas já sabemos que o mundo precisa de mudança... a TMN era uma marca associada a algo mais antigo; a MEO é mais moderna, dinâmica e irreverente, com mais energia para combater no mundo moderno em que vivemos.
Embora a PT passe a marca TMN para a MEO, continuará a existir a marca Moche - vocacionada para o mercado jovem - e também o Sapo, referência mais que enraizada no panorama tecnológico e da internet em Portugal.
Que acham desta fusão/extinção/migração? Levam a mal o desaparecimento da clássica TMN ou a mudança de nome é algo que não vos preocupa de forma alguma?
Isto parece-me uma clara resposta a fusão da Optimus com a Zon, e nessa perspectiva faz todo o sentido e não me afecta em nada. Na minha cabeça a marca TMN tem mais prestigio que a MEO, apenas não acho que a imagem desta funcionasse.
ResponderEliminarNão me parece nada de especial, pois a Telecel passou a Vodafone, o SAPO passou a MEO, a TVCabo e Bragatel a ZON e até ver não conheço ninguém que dissesse que antes da mudança estava melhor.
Acho também que isto, aquando do lançamento do MEO não estaria pensado. Mas à medida que o serviço se foi alargando, não faz qualquer sentido, o mesmo grupo, terem dois operadores móveis a funcionarem sobre a mesma rede.
E mesmo por questões de publicidade e imagem, faz mais sentido que isto acontecesse.
Chegou a casa de Santo Antônio da charneca que a rede MEO-81D720 está sem internet, porque os senhores estão a arranjar.
EliminarForam as pioneiras passagens da marca única em Portugal, a Telecel passou a Vodafone Portugal em 2001, a TMN passou a ser denominada MEO, a ZON OPTIMUS passaram-se a ser oficialmente NOS em 2014 e o Altice Empresas passou o MEO Empresas em 2023. Só que o dia passou a marca única em Portugal.
Acho também a Altice Portugal da cliente residencial do MEO, lançada em Abril de 2008 é maior telecomunicações em Portugal há 16 anos, contém o serviço IPTV e já continua o telefone da PT Comunicações.
Em 2015, o Ideal TV deixou de pertencer ao Grupo Abril, em 2019 o Canal FOX pertence à Disney e o Discovery Channel pertence à Warner Bros em 2022.
Podiam manter a TMN, mas remete-la apenas para o nicho empresarial. Afinal sempre é uma marca já consolidada que teria o seu valor.
ResponderEliminarPara nós consumidores é apenas uma mudança de nome, nada mais.
ResponderEliminarEm setembro passado fui buscar um micro-SIM para por no nexus e já vinha com o logo do meo. E a indicação de rede desde entao não aparece TMN, mas sim MEO. Por isso nada a estranhar
ResponderEliminarHá dois meses fiz o mesmo, fui à TMN buscar um cartão novo para meter no meu Nexus 5. Curiosamente mandaram-me à loja da MEO, onde me deram um cartão (ainda) da TMN e na rede aparece-me 'MOCHE'. Que caldeirada han?
EliminarE pagou alguma coisa pelo cartão?
EliminarEu arrisco-me a prever de que o Zeinal Bava apostará na internacionalização da marca: atreve-mo a dizer que em 2015 veremos Meo também no Brasil.
ResponderEliminarMeo, tmn, sapo... A chulice nos precários continuará nas mesma dose, por isso...
ResponderEliminar* preçários
ResponderEliminar(E os outros operadores tb, claro)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarA PT/SAPO/MEO/TMN deveria ter vergonha e terminar com a obrigatoriedade da assinatura telefónica nas zonas "Não Sapo" para quem apenas quer uma ligação ADSL... Zonas "Não Sapo" são zonas onde não existe concorrência e a PT aplica os preço que pretender...
ResponderEliminarViva
EliminarEu tive só ADSL até 2010, e não pagava assinatura do telefone, aliás, nem o tinha!
Acabei com ele logo que o Guterres mandou cá fara fora a lei sobre a "flat-rate" que nunca existiu, essa lei, que deve estar ainda em vigor, em que um cliente pode ter SÓ NET SEM TELEFONE.
O problema é os operadores dizemrem que isso acabou e que em zona NÃO Sapo tem que se...
os tarifários vao se manter iguais com esta mudança?
ResponderEliminarA frase publicitária que mais me chateia é: todos querem o MEO! O tanas. Nunca o quiz nem quero. E acho um abuso a PT falar em nome de toda a gente, como se fosse dona de todos nós. O MEO dá-me nojo. Há vários anos que me chateiam com essa porcaria, pese embora eu já inúmeras vezes os ter mandado dar uma curva ao bilhar grande. Em minha casa não entra! Farto de ladrões e aldrabões estou eu. Se mudarem o nome TMN para MEO, perdem imediatamente um cliente. Disso pode a PT ter a certeza.
ResponderEliminarMas esquecem-se que MEO e TMN foram sempre da mesma empresa? Não compreendo este tipo de comentários...
EliminarTELEPAC, Marconi, SAPO, tudo nomes de empresas que depois passar a ser meras marcas do grupo PT... agorá e tudo MEO e acabou !
EliminarNão é ''a meo''!!! Mas sim o Meo!! Aprendam a falar
ResponderEliminarNa minha terra, marca ainda tem género feminino: portanto é *a* marca MEO. Da mesma forma que te podes referir à PT com "a"; mas também referir ao grupo PT com "o". Portanto, mais do que querer ensinar a falar, se calhar importará aprender a ler primeiro...
EliminarHuummm... Não acho que seja uma mudança só de nome e que vá ficar tudo igual para o cliente. Esta mudança começa a fazer sentido dado que o 'móvel' é cada vez mais forte e o 'fixo' (em particular os serviços TV...) vai perder terreno.
ResponderEliminarMas, por outro lado, à semelhança de tudo o que acontece neste mercado (tarifários, serviços, produtos), é um alinhamento com a concorrência, primeiro para não confundir o cliente e por depois para oferecer a mesma coisa que a empresa ao lado, eliminando um mercado competitivo e concorrente (tipicamente Português). Também pode ser uma medida de proteção da empresa (aquisição hostil, por exemplo).
Ou seja, imagino que a alteração seja principalmente uma reação à fusão Optimus/zon e à (potencial) reorganização de serviços para ficar alinhada com a principal concorrente.
O futuro é móvel.
As mudanças já começaram!
ResponderEliminarO tarifário E VOZ E SMS NOITE E FIM DE SEMANA já faz parte do passado para novas adesões desde a mudança de nome da TMN para MEO REDE MÓVEL.
Quais serão as desgraças que se irão suceder?
Afinal a publicidade que indica que nada muda é para tapar os olhos aos parvos!