2014/07/10

BLOCKS - um smartwatch modular


Parece que depois de ter conseguido convencer a Motorola e Google a apostar no Projecto Ara, a proposta de dispositivos modulares salta agora para o pulso, em resposta ao interesse nos smartwatches. É disso que trata este BLOCKS, que certamente irá cativar o interesse de muitas pessoas.

Embora tenha algumas dúvidas quanto à capacidade de uma start-up conseguir levar um projecto desta magnitude por diante, é melhor não subestimar o seu potencial (veja-se o caso de projectos como o Pebble ou os Oculus Rift). O BLOCKS propõe-nos um conceito incrivelmente simples, de criarmos um smartphone à nossa medida, permitindo escolher e misturar os módulos que nos interessam e que passam a constituir a bracelete do smartphone.


Ou seja, cada um terá a liberdade de potencialmente poder escolher entre módulos com ecrãs eInk, OLED, LCD para servir como visor; e depois adicionar coisas como câmaras, sensores de movimento e temperatura, GPS, baterias extra, sensores de frequência cardíaca, etc.

A ideia é engraçada, e espero que possa vir a associar-se de alguma forma ao Projecto Ara de modo a ganhar mais credibilidade. Até lá, e até que nos mostrem protótipos funcionais, continuará a ser um projecto que preferirei esperar para "ver para crer".


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Ai ai, é o "autocorrect" cerebral... tanto tempo a escrever smartphone que depois os dedos já não querem saber do resto. :) Corrigido.

      Eliminar