2014/11/07

Atraso no Lollipop deve-se a bug que gasta bateria no Nexus 5?


Se acharam estranho o Google anunciar o lançamento do Android 5.0 Lollipop no passado dia 3, mas passado uns dias revelar que afinal o mesmo só iria começar a chegar aos Nexus no próximo dia 12, não foram os únicos. Mas agora parece estar descoberto motivo deste atraso... e que terá sido devido a um bug "de última hora".

Alguns dos utilizadores que estão a usar a versão de teste do Android Lollipop nos Nexus 5 têm-se queixado de um consumo anormalmente elevado que reduz drasticamente a autonomia. Um efeito que vai precisamente contra aquilo que o Android 5.0 deverá proporcionar: uma maior autonomia devido aos melhoramentos feitos nesse campo com o Project Volta.

Ao que parece, quando o Nexus 5 está ligado a uma rede WiFi, em vez de permanecer "adormecido" como seria suposto, sai do modo de poupança de energia com frequência anormalmente elevada, com o consequente impacto negativo na autonomia.

Mas, já está tudo resolvido. Um dos developers do Google já disse que o problema foi corrigido na versão final do Android 5.0 Lollipop que será disponibilizado como actualização OTA a partir da próxima semana. Se por um lado podemos criticar como é que um bug tão flagrante só foi apanhado já na fase de lançamento; por outro lado vemos que o sistema de não lançar as actualização de forma imediata para todos ao mesmo tempo também tem as suas vantagens... evitando que no dia seguinte milhões de utilizadores reclamassem em desespero da autonomia dos seus Nexus 5.

... Mais vale esperar mais uns dias e esperar que - desta vez - venha tudo sem bugs (dos mais preocupantes, porque dos "pequenos" já sabemos que é inevitável que surjam numa ou noutra situação).

5 comentários:

  1. Também acho que realmente o consumo deveria ser melhor.
    Mas o que me está a incomodar também é o erro da câmara.
    De vez em qd tenho de reiniciar pois dá erro de ligação à câmara.
    Coisa que nunca me tinha acontecido no KK

    ResponderEliminar
  2. Pois no meu Samsung Galaxy S5 acontece algumas vezes isso e já desconfio do Viber.

    ResponderEliminar
  3. "...I had the same problem,and my friend told me that Viber was causing that message... I uninstalled it and the problem is gone.
    New version of Viber ( the one with video calls) causes camera failed on some devices,and I just installed previous version of this app.... Hope this was helpful ... "

    http://forum.xda-developers.com/galaxy-s5/help/camera-failed-t2879384

    ResponderEliminar
  4. alguém sabe para quando o lollipop no samsung Galaxy s5?

    ResponderEliminar
  5. Será que o galaxy s4 vai ter o lolipod?

    ResponderEliminar