O problema de fazer uma instalação limpa do Windows 10 numa máquina com Windows 7 ou 8 é que é necessário fazer primeiro o processo de actualização para o Windows 10, e só depois, ao reinstalarmos o Windows 10 limpo, é que o mesmo será reconhecido como sendo um computador com licença válida.
Mas felizmente, já se descobriu uma forma de fazer a instalação limpa do Windows 10 sem que seja necessário perder tempo a fazer o upgrade do Windows 7 ou 8.1 (por causa da questão da licença).
Foi um utilizador do Reddit que partilhou este método relativamente simples, que permite evitar o processo de actualização, mas que obriga a ter cuidados redobrados com a cópia de todos os dados que queiram manter para uma unidade de armazenamento externa.
Depois de assegurarem que fizeram backup de todos os dados, basta seguir os passos indicados abaixo:
- Obter a imagem de instalação do Windows 10 a partir daqui
- Criar uma pen de instalação do Windows 10 (podem utilizar, por exemplo, o Rufus)
- Extrair a imagem ISO do Windows 10 para uma pasta (ex: C:\Windows10)
- Aceder à pasta para onde extraíram a imagem do Windows 10 e depois a \Windows\x32\sources (ou \Windows\x64\sources)
- Copiar o ficheiro gatherosstate.exe para o ambiente de trabalho
- Executar este ficheiro, que vai criar um novo ficheiro chamado GenuineTicket.xml
- Copiar o ficheiro GenuineTicket.xml para a pen de instalação do Windows 10 (pode ser copiado para a raiz da pen) ou para outro dispositivo de armazenamento externo
- Reiniciar o computador fazendo boot da pen USB para iniciar a instalação do Windows 10
- Durante o processo de instalação não introduzir nenhuma chave de activação
- Ainda durante o processo de instalação, escolher a opção “personalizar” e no ecrã seguinte formatar o disco rígido
- Quando a instalação do Windows 10 estiver terminada, copiar o ficheiro GenuineTicket.xml do local onde o gravaram anteriormente para a pasta:
C:\ProgramData\Microsoft\Windows\ClipSVC\GenuineTicket
(esta pasta deverá estar escondida; se não a conseguirem ver, devem alterar as definições de visualização do explorador de ficheiros do Windows, acedendo a File > Options > View > Show hidden files, folders and drives)
- Reiniciar o computador
- Após iniciar e fazer login no Windows 10, carregar nas teclas Windows + Pause para aceder às propriedades de sistema e no fundo da janela deverá aparecer a indicação que o Windows 10 está activado
Por: Nuno Barros

Hmm, será que isto funciona para fazer instalação do Win 10, vindo dum Win8/7 Retail ??
ResponderEliminarPodes ver os requisitos/condições para fazer o upgrade gratuito neste link: https://www.microsoft.com/en-us/windows/windows-10-specifications#upgrade
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNão funciona, o Windows não ficou activado.
ResponderEliminarNão funciona, o Windows não ficou activado.
ResponderEliminarEu experimentei utilizar este método em 3 computadores antes do artigo ser publicado e funcionou correctamente em todos.
EliminarSe no teu caso não funciona, ou o teu Windows não estava legalmente activado ou não seguiste os passos exactamente como indicado no artigo.
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarÉ bem mais fácil actualizar para o 10, e logo a seguir repor o mesmo, depois é só correr o utilitario de limpeza do windows e fica limpinho
ResponderEliminarInstalei no meu PC o W10pro como upgrade à 2 dias e até agora ainda não pude usar convenientemente, ainda não vi nada de interessante a começar pela instalação interminável, todo o SO que demore mais de 30min a instalar já perdeu a graça, a Microsoft quer agradar a todos de uma só vez mas os mais exigentes não parecem estar a gostar!
ResponderEliminarInstalei o "elementary OS"(linux) no meu portátil, depois de ter feito - estupidamente - o upgrade do Win7 para o 8. Será que existe a possibilidade de instalar o win10 de raiz, e se sim, valerá a pena? Obrigado.
ResponderEliminarNo teu caso tens sempre que voltar a instalar o Windows 7 ou 8.1 e só depois poderás fazer o upgrade para o Windows 10.
EliminarComeçou por funcionar passado uns minutos ficou desactivado novamente.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar