2016/07/19

Prisma aplica efeitos artísticos a fotos com a ajuda da Inteligência Artificial


Numa altura em que se pensaria que o mundo já teria tido a sua overdose de apps que aplicam efeitos a fotos, eis que surge uma que volta a demonstrar que é possível ter sucesso num segmento onde já tudo parecia ter sido inventado: a app Prisma.

O Instagram ajudou a popularizar a aplicação de efeitos nas fotos, e não demorou para que as app stores se enchessem de apps idênticas, prometendo maior quantidade e maior variedade de efeitos, rapidamente dando origem a uma tal sobrecarga de apps de efeitos que já ninguém lhes liga. Mas isso mudou com a chegada deste Prisma.

A app Prisma está por agora disponível apenas para iOS (está prometida uma versão Android para as próximas semanas) e distingue-se das demais por recorrer a sistemas de inteligência artificial para aplicar de forma mais inteligente filtros artísticos de estilos variados, que criam imagens que, por vezes, passariam por autênticas obras de arte.


É o tipo de app que, se me perguntassem, teria simplesmente dito que "não percam tempo com isto"... mas que depois de experimentar se muda de opinião. E a melhor parte é que os criadores da app prometem que em breve será possível aplicar estes mesmos efeitos a clips de vídeo. Portanto, experimentem e divirtam-se... e preparem-se para a chegada de uma nova vaga de apps que também recorra a sistemas idênticos de inteligência artificial para criar efeitos "originais" que façam parecer antiquados os efeitos gerados pelas apps actuais (cujo propósito, por vezes, já era fazer parecer as fotos modernas parecerem antiquadas.)

Actualização: também já está disponível para Android.
Actualização (24/08):funciona em modo offline.

7 comentários:

  1. nos últimos anos a moda é as fotos que tiramos se parecerem com fotos tiradas com cameras da segunda metade do século XX, agora a moda é as fotos se parecem com pinturas da primeira metade do século XX, daqui a uma década é apps que façam as nossas fotos se parecerem com pinturas rupestres.

    ResponderEliminar
  2. Já há uma versão beta para android!

    ResponderEliminar
  3. Já experimentei, é fantástico mesmo!

    ResponderEliminar
  4. É pena que a utilização desta versão beta seja limitada em número de utilizações...

    ResponderEliminar
  5. Mas essa versão Beta dá para utilizar algum efeito? Instalei e não consegui fazer nada ....

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Sim, é completamente funcional. O que me aconteceu foi que passadas algumas utilizações aparece um ecrã a "agradecer a utilização da versão beta" e deixa de ser possível aplicar os efeitos. Nem reinstalando a app resolve.

    ResponderEliminar