2016/07/08

Selfies estão a causar cada vez mais mortes


Poderá parecer ridículo falar de selfies e risco de vida numa mesma frase, mas infelizmente começam a ser cada vez mais os casos de vítimas mortais derivadas da tentativa de captar uma selfie "espectacular" para partilhar com os amigos.

Para a maior parte das pessoas, uma selfie será algo completamente inócuo e que serve para registar bons momentos; para outros servirá como forma de demonstrar a sua coragem e de como são destemidos a enfrentar o perigo; seja como for, muitas vezes não se tem a consciência de que uma simples distracção pode fazer com que essa selfie seja a última coisa que farão.

No Perú um turista morreu ao tentar simular que voava para uma selfie nas ruínas de Machu Picchu, tendo mesmo acabado por voar para a sua morte no fundo de uma ravina - um caso que se segue a outro, onde no dia anterior outro turista morreu ao cair de uma catarata enquanto também tentava tirar uma foto.

O movimento #SelfieToDieFor quer sensibilizar as pessoas para os riscos inerentes às selfies, quer sejam propositadamente tiradas de forma arriscada; quer sejam inconscientemente tiradas em situações que parecem seguras, mas cuja distracção pode resultar em tragédia (por exemplo, enquanto estão a conduzir.) Há que estar consciente e, principalmente, tentar informar aqueles que estão em faixas etárias onde essa "falta de consciência" possa ser mais provável - embora, como os acidentes referidos demonstram, este fenómeno não se limite a qualquer faixa etária específica.


... Nem será preciso relembrar o caso do casal de turistas que morreu no Cabo da Roca em 2014, ao cair da falésia com os seus filhos a assistirem, enquanto procuravam o melhor ângulo para tirar uma selfie.


* - na imagem de topo, um jovem russo de 17 anos que morreu o ano passado ao tentar tirar mais uma selfie para adicionar à sua colecção de fotos arriscadas no Instagram.

7 comentários:

  1. Selecção natural a funcionar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. +1
      Vinha comentar precisamente o mesmo :D

      Eliminar
    2. Depende se tiverem filhos ou não...

      Eliminar
    3. @Rosmano como pai tens mais é que os educar para não seguirem modas imbecis. A velha máxima dos nossos pais: se os teus amigos se deitarem de uma ponte abaixo também vais?

      Eliminar
  2. Irrita-me é o uso do termo selfie para tudo. Pedir a alguém para nos tirar uma foto não é uma selfie.

    ResponderEliminar
  3. Só alterava um pouco o título: "A estupidez está a causar cada vez mais mortes."

    ResponderEliminar