2017/05/09
Tribunal austríaco quer que Facebook elimine artigos indesejados a nível mundial e não só na Áustria
Podem as leis de um país impor a sua vontade a todos os restantes países do mundo? A Áustria pensa que sim e quer obrigar o Facebook e eliminar os posts considerados ilegais não só no seu território mas a nível mundial.
Costuma dizer-se que a liberdade de uns acaba onde começa a liberdade dos outros, e a vida em sociedade pressupõe uma coexistência em que essa mesma liberdade siga certas regras. Mas na Áustria temos um tribunal a decidir que aquilo que é considerado ilegal no seu país deverá ditar o que o Facebook possa apresentar ou não no resto do mundo.
É certo que ninguém se incomodará que o Facebook remova posts a promover o racismo, pedofilia, e afins, a nível global (e até agradecemos que o faça) mas, por outro lado, se entramos nesta linha de raciocínio, que impede que esta mesma regra seja usada por um país como a China, com visões bem mais particulares do que é considerado "aceitável" ou não; ou outros países com ideias ainda mais radicais do que deverão ser as suas sociedades? Será que o Facebook deverá ser forçado a eliminar um artigo que mostra uma mulher de bikini, por nalgum país isso ser considerado ofensivo e lá também acharem que esse conteúdo terá que ser removido a nível mundial e não apenas nacional?
Sem dúvida que dá que pensar... porque depois de se começarem a exigir coisas deste tipo não me parece muito aceitável que se possa argumentar que as leis de uns países valem mais que as dos outros... e se acham que conteúdos "impróprios" é para remover a nível mundial, fica a grande questão sobre se realmente haverá alguma coisa que todos os países do mundo concordem em que sejam "apropriados".

Aqui fica provado como as leis HUMANAS estão erradas.
ResponderEliminarA lei deveria ser somente uma comum a todos os países, pois o que é correcto e errado o É em todos os países, independentemente do que cada um acha ou deixa de achar em cada um desses países.
Ainda está longe o tempo em que a lei humana será uniforme por todo o mundo, para ficar em conformidade com a Verdadeira Lei, mas não é assim tão longe temporalmente quanto alguns possam pensar.