2018/07/20
A desoladora vida dos streamers sem espectadores
Hoje em dia é mais provável que as gerações mais novas conheçam melhor alguns YouTubers e streamers do Twitch que algumas vedetas de Hollywood, mas o sonho de alcançar o sucesso fácil nestas plataformas não é fácil... como comprovam todos os streamers que não conseguem ter quem os veja.
É fácil ficar fascinado com YouTubers que conquistaram milhões de seguidores, ou streamers que passam os seus dias a jogar com centenas ou milhares de pessoas a enviarem donativos que lhes permitem viver confortavelmente disso. Só que tal como 99.999% dos jogadores de futebol não têm um ordenado igual ao de Cristiano Ronaldo, também são reduzidas as probabilidades de que "qualquer pessoa" possa atingir um estatuto desses, por muito que o queira.
Há toda uma legião de streamers no Twitch que, mesmo esforçando-se durante meses, não têm um único espectador no seu canal. E o processo complica-se com a facilidade com que, actualmente, qualquer pessoa pode fazer a emissão dos jogos que joga na sua consola ou PC.
Ter sucesso neste mundo é algo que resulta de um conjunto de factores, começando talvez pela própria personalidade da pessoa, a originalidade das coisas que faz, e acima de tudo... muito trabalho e dedicação. É fácil pensar-se que um streamer "só passa o tempo a jogar"... esquecendo-se que, para estar a fazer isso, estará a abdicar de muitas outras coisas que provavelmente gostaria de estar a fazer, mas tendo tomado a opção de colocar o seu canal (e os seus espectadores) à frente na sua lista de prioridades.
Por isso, é mesmo verdade que o sucesso pode estar ao alcance de qualquer um... mas não esperem um caminho fácil pela frente.

Esperava um artigo mais profundo...
ResponderEliminarNem sempre há tempo para desenvolver tanto quanto se gostaria...
EliminarProposta de leitura sobre o tema:
ResponderEliminarhttps://www.newyorker.com/magazine/2018/07/09/ice-poseidons-lucrative-stressful-life-as-a-live-streamer