2018/07/15

Citroen lança óculos anti-enjoo SEETROËN


A chegada das férias de Verão significa, para muitos, longas viagens de automóvel para os seus destinos favoritos, e os risco de enjoo são agora ainda maiores devido à tentação para utilizar os smartphones ou tablets. Mas a Citroen tem uma engenhosa solução "low-tech" para isso...

Tendo em conta que mais de 30 milhões de pessoas em toda a Europa sofrem desse enjoo crónico, a Citroen lançou os SEETROËN, os primeiros óculos capazes de eliminar o enjoo durante as viagens. Funcionam segundo um princípio simples: recriam a linha do horizonte através de um líquido colorido, que soluciona o denominado conflito sensorial.

Este novo dispositivo não permite evitar o adornamento das viaturas e constantes travagens e acelerações nas estradas de montanha, mas soluciona as mais típicas situações de enjoo a bordo, uma doença designada por "cinetose". Uma em cada três pessoas já desenvolveu os sintomas pelo menos uma vez na vida.


Tendo descoberto uma solução inicialmente desenvolvida para a marinha, a Citroen alargou a sua disponibilização a todos, nos barcos, nos automóveis ou nos aviões, com a criação dos óculos SEETROËN.
  • Os óculos SEETROËN utilizam a tecnologia Boarding Ring desenvolvida por uma start-up francesa. Este dispositivo paramédico, patenteado e testado, apresenta uma taxa de sucesso de 95%
  • Graças ao líquido em movimento nos anéis dispostos em redor dos olhos, no sentido frontal (direita/esquerda), mas também no sentido sagital, (à frente/atrás), os óculos recriam a linha do horizonte, solucionando o conflito que dá origem à cinetose
  • a Citroen entregou o design dos SEETROËN aos criativos do 5.5, um estúdio de design colectivo parisiense, introduzindo os códigos de frescura, simplicidade e ergonomia da marca.


Como funcionam os SEETROËN?
  • colocar os óculos assim que surgem os primeiros sintomas
  • ao fim de 10 a 12 minutos, o dispositivo faz com que a mente volte a sincronizar-se com o movimento percebido pelo ouvido interno, assim que os olhos se fixem num objecto imóvel, como um smartphone ou um livro
  • retirar os óculos e desfrutar do resto da viagem


Estes óculos podem ser utilizado por adultos e crianças a partir dos 10 anos, a idade em que o ouvido interno atinge o seu nível máximo de crescimento. Não possuem lentes e podem, por isso, ser partilhados por todos os membros da família e companheiros de viagem. Podem, ainda, ser colocados por cima de óculos normais.

Os óculos SEETROËN estão à venda na boutique lifestyle da Citroen por 99 euros, mas a procura inicial foi tanta que estão esgotados e o stock só será reposto em Setembro. Embora pareça um valor excessivo... acho que qualquer pessoa que já tenha tido o desprazer de enjoar durante uma viagem dirá que é um pequeno valor a pagar!

Actualização: já estão disponíveis nas lojas chinesas por apenas 11 euros.

1 comentário: