2019/01/11

Projecto GRECO repara gratuitamente painéis solares antigos em Portugal


Quem tiver investido em painéis solares fotovoltaicos há dez ou mais anos, poderá querer aproveitar o projecto GRECO europeu, que se disponibiliza para fazer uma análise da eficiência dos mesmos e até proceder à sua reparação ou substituição sem custos para os participantes.

O GRECO é um projecto europeu que está a investigar o envelhecimento dos módulos fotovoltaicos, para determinar o efeito que a sua exposição prolongada ao sol ao longo de uma década ou mais, e para isso conta com a participação de todas as pessoas que tenham uma instalação fotovoltaica de longa duração.

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora está a realizar uma campanha de recolha de dados sobre instalações fotovoltaicas na Europa com mais de 10 anos (idealmente mais de 15 anos) de exposição ao sol, no âmbito do projecto GRECO (H2020).

O caso ideal para o objectivo científico desta acção, que consiste em investigar o envelhecimento dos módulos fotovoltaicos, consiste num sistema fotovoltaico que satisfaça três condições:
  • Tenha mais de 15 anos de idade;
  • Que foi cuidadosamente caracterizado durante o seu arranque, de tal forma que a sua potência STC e até mesmo a potência individual dos módulos que o compõem são conhecidas;
  • Que todas as suas informações operacionais estão disponíveis: produção mensal, limpezas e anomalias.

As três condições anteriores não são mandatórias para participação nesta campanha, constituem a definição do caso ideal para o estudo deste projecto.

Depois desta recolha de dados inicial serão seleccionadas algumas instalações fotovoltaicas, às quais a equipa técnica deste projecto irá realizar uma inspecção técnica (medidas de comportamento eléctrico, curvas I-V, termografias, etc.) e avaliar o seu desempenho, com entrega gratuita do relatório ao proprietário do sistema.

Caso sejam detectados módulos defeituosos ou danificados, a equipa irá analisá-los, tentar a sua reparação ou substitui-los sem custos para os participantes.

A participação nesta campanha é totalmente gratuita e completamente confidencial. Pode fazer o seu registo aqui.

Mais informações através do email catedraer@uevora.pt ou na página do projecto GRECO.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)