Quem não quiser depender de serviços externos para controlar a sua casa, pode optar por módulos com hardware que possa regravar com firmware open-source; e no caso dos módulos Tuya e Smart Life, nem é preciso abri-los para ligar os cabos de gravação.
A maioria dos smart devices - como módulos de tomada, e outros - usam designs genéricos. A Tuya é uma das empresas que vende esses produtos, que depois são vendidos no mercado sob dezenas de marcas diferentes; e se for esse o caso... estão com sorte. O Tuya-Convert é um projecto que tem como objectivo permitir a gravação de um novo firmware alternativo open-source, sem que seja necessário abrir o dispositivo.
Tradicionalmente, para se regravar o firmware destes módulos, é preciso abrir a caixa para ter acesso aos pinos de gravação do módulo - algo que nem sempre é fácil (ou desejável) de fazer. Com este "convert", o processo é um pouco mais complexo, mas passa por simular a existência de um servidor de actualizações da Tuya no vosso próprio computador, para que o dispositivo se "actualize" para o novo firmware open-source que se deseja utilizar (como o Tasmota por exemplo - facilitando a sua integração em sistemas como o Home Assistant ou outros).
Com esta troca de firmware, estes módulos genéricos tornam-se bastante mais atractivos, sabendo-se que não estaremos dependentes de serviços de terceiros que poderão ser desactivados daqui por alguns anos.

Andava mesmo há procura de um projeto deste tipo, obrigado pela notícia.
ResponderEliminarX2, já tinha as tomadas ao tempo à espera de vontade para ligar o ferro de soldar.
ResponderEliminarMenos uma carga de trabalhos.
Obrigado!
Que tomadas ou marcas/modelos sao compativeis com isto?
ResponderEliminarEstaria a pensar comprar umas destas pra controlar os custos do AC e desliga-los (pois consomem mto em standby..) ideialmente teriam de ser de 16A
Alguém já experimentou?
ResponderEliminar