2020/11/03

Monzo e Revolut acusados de "roubar" clientes

As vantagens dos "bancos" digitais estão a tornar-se em pesadelo para milhares de clientes que ficaram impedidos de aceder ao seu dinheiro.

São já vários milhares os clientes do Monzo e do Revolut que acusam as respectivas empresas de os "roubarem" ao bloquearem o seu acesso sem qualquer justificação, impedindo-os de acederem ao dinheiro que lá têm.

Esta nova geração de bancos online tem tido uma péssima tradição no que diz respeito à transparência com os clientes, sendo que eu próprio já senti isso em primeira mão quando tentei abrir conta no N26. A abertura foi recusada sem qualquer explicação, e qualquer tentativa de perceber o que se passava me deu direito apenas a uma verdadeira "parede de silêncio" que até me sentir como se fosse um terrorista a tentar passar dinheiro para actos ilícitos... E só um ano(!) mais tarde vindo a reconhecer que afinal era um problema do lado deles!

Não é definitivamente o tipo de confiança que se deseja para um serviço que pretende guardar o nosso dinheiro, e é fácil perceber a frustração de que, de um dia para o outro, fica impedido de o fazer, e potencialmente levando com idêntico tratamento de silêncio sempre que os tentar contactar para clarificar o que se passa e tentar resolver a situação. É que, ao contrário de um banco tradicional, aqui nem sequer temos nenhuma agência física que nos permita lá ir pedir explicações.

Nota: Este tipo de casos não se limita apenas a esta nova vaga de bancos online. Também existem verdadeiros relatos de terror com serviços como o PayPal, e a constante é sempre a de que num dia está tudo bem, e no dia seguinte... azar.

8 comentários:

  1. O Monzo não conheço, o Revolut uso, por isso me interessou o
    título "Monzo e Revolut acusados de "roubar" clientes". Dá ideia que ficam com o dinheiro dos clientes.

    O que se passa é que são bloqueadas contas, creio que de forma automática, por diferentes motivos, e a Revolut não tem a infraestrutura de pessoal que permita uma resposta rápida, como se espera obter dos bancos. O que, tratando-se de dinheiro é assunto sério.
    https://www.fintechfutures.com/2020/09/revolut-faces-lawsuit-in-romania-over-blocked-account/

    Devo dizer que não tive nenhum problema com o Revolut. Carreguei a conta (o Revolut é um CC mas, verdadeiramente, é de débito) e andei por Inglaterra sem precisar de mais cartão nenhum, nem para pagar nem para levantar libras nos ATM. Os câmbios e as comissões são as melhores (a grande vantagem nas viagens fora da UE).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S. Já agora, o Revolut tinha sede no Reino Unido, mas com o Brexit, passou para a Lituânia, onde tem licença bancária, aplicável na UE.
      No ano passado as finanças consideraram-no um banco de pagamentos mas não de depósitos, por isso não precisava de ser declarado no IRS.

      Eliminar
  2. Nem os que tem presença física são confiáveis, quanto mais os virtuais!

    ResponderEliminar
  3. Apaguem isso para nao passar vergonhas.. Informem se antes de escrever porcaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que melhor informação há do que já ter ficado bloqueado, sem direito a resposta - a não ser 1 ano mais tarde um "oops, afinal o problema era nosso, desculpe lá qualquer coisinha"?

      Eliminar
  4. A Revolut só está a bloquear as contas porque como vai sair de UK é vai para a Lituânia, somos obrigados a dar de novo o ID e se não o fizermos quanto antes, eles bloqueiam a conta até tudo ficar regularizado. O que eu acho mal é, se já dei a minha ID e se já está no meu file, porque razão tenho de dar de novo! Ao passar o meu file ou profile de UK para a Lituânia tudo devia ir em anexo, correto!?

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Alguém teria algum relato do monzo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens o grupo no FB "Monzo Stole Our Money" com 5000 queixosos:
      https://www.facebook.com/groups/2124533071185033/

      Eliminar