2021/09/01

Centenas de subreddits passam a privado em protesto contra desinformação sobre vacinas e Covid-19

Com o Reddit a dizer que acolhe "posições dissidentes", que incluem desinformação sobre vacinas e Covid-19, muitos subreddits estão a passar a privados em sinal de protesto.

Se visitarem o Reddit hoje, não se admirem de ver uma plataforma com muitas mais portas fechadas do que o habitual, mais de uma centenas de subreddits passaram a privados, incluindo os r/Futurology e r/TIFU, ambos com mais de 10 milhões de subscritores, várias dezenas com mais de 1 milhão, e muitos outros com centenas de milhares de subscritores, que no total representam muitas dezenas de milhões de pessoas. Na origem do protesto estão as reclamações que tinham sido feitas contra alguns subreddits que se dedicam a espalhar desinformação sobre Covid-19 e as vacinas e - mais em concreto - a posição que o próprio Reddit teve (ou não teve) quanto a isso.

Em vez de encerrar essas comunidades, como se esperaria, o Reddit disse que era um local que acolhia a discussão, e que isso incluía proteger as "vozes dissidentes" que oferecem uma visão diferente da consensual, dizendo que isso faz parte do princípio democrático.

Sem dúvida que sim, mas como em tudo, há casos e casos, e também limites. É assustador ver que, em pleno século XXI, com todo o acesso à informação que se tem, incluindo a possibilidade de fazer experiências pessoalmente, temos uma vasta comunidade que opta por acreditar que a Terra é plana, e a promover essa visão. O tópico das vacinas torna-se um pouco mais complicado, pois é verdade que não são perfeitas. Mas quando em vez de se discutirem os seus prós e contras se entra numa "caça às bruxas", em que o único objectivo é chocar, assustar, e tentar ignorar o enquadramento, as coisas tornam-se mais complicadas - como assistimos com as teorias da conspiração de que eram as antenas 5G que provocavam Covid-19, que levaram a que muitas fossem incendiadas e destruídas; e isto enquanto os promotores destas ideias depois vendem caixas com um LED por €55 como sendo caixas de protecção contra 5G.

Embora a questão da censura nos seja particularmente "querida" por os nossos pais a terem sentido na pele; a defesa do direito a dizer tudo o que se quiser inventar não deverá ser uma carta branca para promover a ignorância, intolerância, e dividir a sociedade, com tácticas que infelizmente têm sido usadas uma e outra vez ao longo da história da civilização humana.


Actualização: O Reddit recuou e encerrou o maior grupo de desinformação de Covid-19.

11 comentários:

  1. Exemplo de página do reddit a falar sobre tópicos que deveriam ser melhor explicados sobre as estas vacinas:

    https://www.reddit.com/r/conspiracy/comments/p8ov38/acceptable_reasons_for_vaccine_hesitance_w_50/

    É por isto que se devem pedir censura? São estas as fake-news que temos que ser protegidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo com encerramento desta página porque o Redit é um fórum e não lhe compete esse dever. Para começar o João e muitas outras pessoas desconhecem o a definição de censura, comece por aí. Sobre a informação deste canal, é tão fake tão fake ..... não tem um pimba de conhecimento.

      Eliminar
    2. Nuno, não é por mal, mas volta a ler pois o João parece partilhar da tua opinião. A pergunta é retórica.

      Eliminar
  2. " É assustador ver que, em pleno século XXI, com todo o acesso à informação que se tem, incluindo a possibilidade de fazer experiências pessoalmente, temos uma vasta comunidade que opta por acreditar que a Terra é plana, e a promover essa visão."

    Aí está. Carlos Martins a meter tudo no mesmo saco:
    - terraplanistas;
    - moon hoaxers;
    - pessoas que questionem estas vacinas experimentais;

    Sr Carlos Martins, o Sr interpreta a realidade lendo "as gordas" das fontes secundárias de informação. O Sr dá opinião sobre tudo, mas daqui a uns anos estaremos cá para ver quem é que tem razão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema está mesmo quando o John diz que as vacinas são experimentais. Além disso, outro grande problema destas comunidades é que estão "contaminadas" com pessoas que dizem que a pandemia é uma grande conspiração e poderão tirar relevância a críticas e observações reais que pessoas pudessem fazer/ter. além disso, não percebendo que está num blog e não num simples agregador de informação pelo que o autor tem legitimidade para comunicar a sua opinião aos leitores se assim o desejar. Mas como diz, daqui a uns anos se tudo correr bem estaremos cá para ver quem tem razão, a menos que venha uma pandemia ou o raio que nos leve desta para melhor.

      Eliminar
  3. Neste comentário estou a ir um pouco off-topic. Aceito e acho completamente justo se o Carlos o apagar.
    O meu objectivo é só demonstrar o perigo da "censura" e do pensamento único num tópico bastante discutido no reddit (Ivermectin).

    Na notícia de hoje do site "theverge.com" sobre o desenvolvimento deste assunto que resultou no ban de um sério de subreddits pode-se ler (perto do fim do artigo):

    https://www.theverge.com/22652705/reddit-covid-misinformation-ban-nonewnormal-health-policies

    > The action was partially spurred by the spread of misinformation around ivermectin — a drug whose veterinary form meant for livestock has been recommended as a cure for COVID, despite the Food and Drug Administration’s warnings that using medicine for animals can be dangerous.

    Esta mesma informação é falsa e enganadora. Falsa pois "ninguém" no reddit recomenda o uso de versão de ivermectin para "lifestock". E enganadora pois parece indicar que o Ivermectin é essencialmente usado para uso não humano.

    É facil verificar o quão enganador isto é. Por exemplo no anúncio da entrega do prémio Nobel da descoberta do Ivermectin: https://web.archive.org/web/20151005210425/http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2015/press.pdf

    > > Diseases caused by parasites have plagued humankind for millennia and constitute a major global health
    problem. In particular, parasitic diseases affect the world’s poorest populations and represent a huge
    barrier to improving human health and wellbeing. This year’s Nobel Laureates have developed therapies
    that have revolutionized the treatment of some of the most devastating parasitic diseases. William C. Campbell and Satoshi Ōmura discovered a new drug, Avermectin, the derivatives of which
    have radically lowered the incidence of River Blindness and Lymphatic Filariasis, as well as showing
    efficacy against an expanding number of other parasitic diseases. Youyou Tu discovered Artemisinin, a
    drug that has significantly reduced the mortality rates for patients suffering from Malaria

    Ou em muitos artigos científicos, e.g. artigo de 2011: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3043740/

    > It was quickly discovered to be ideal in combating two of the world’s most devastating and disfiguring diseases which have plagued the world’s poor throughout the tropics for centuries. It is now being used free-of-charge as the sole tool in campaigns to eliminate both diseases globally. It has also been used to successfully overcome several other human diseases and new uses for it are continually being found. This paper looks in depth at the events surrounding Ivermectin’s passage from being a huge success in Animal Health into its widespread use in humans, a development which has led many to describe it as a “wonder” drug.

    Nada disto que escrevi reflete sobre se Ivermectin é uma droga efetiva e segura sobre covid. Este não é o blog para o fazer. Este comentário simplesmente reflete sobre este "pensamento único" que leva à censura de subreddits em nome da redução de "fake news". Tentei demonstrar que esta censura está a ter o efeito contrário.

    Nota: usei o artigo do theverge.com como exemplo, mas posso providenciar mais casos caso pensem que fiz "cherry-pick".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João, concordo com muito do que dizes. Mas o que se passa não é a existência de um diálogo ou da existência de questões. O que se passa é que existem informações a serem passadas verdadeiras misturadas com falsas e isso é complicado. Existe sim o espaço para diálogo mas com o amontoar de falsa informação ficou um pouco restrito aos canais oficiais da comunidade científica enquanto que antes disto era possível ter uma discussão útil em praticamente qualquer plataforma.
      Quanto ao que citas não tenho informação. O que sei é que os coronavirus existem há muito mais tempo nos animais e existem, naturalmente, tratamentos aprovados para estes. O prémio nobel revela a descoberta de algo com bastante utilidade, no entanto, não significa que após testes extensivos a efeitos colaterais essas substâncias sejam aprovadas pelas autoridades competentes para administração ao publico, acabam por ser dois niveis diferentes. Por exemplo, existem relaxantes musculares para animais em creme que eventualmente possas aplicar na tua pele sendo incrivelmente eficazes, no entanto o infarmed ao contrário das entidades veterinárias competentes, não o aprova pelas razões deles. Daí que em situação de calamidade um veterinário possa exercer medicina humana mas só em casos de calamidade

      Eliminar
    2. Ivermectina nada faz contra vírus.

      É muito eficaz contra protozoários e outros tipos de parasitas, mas nada faz contra vírus.

      O problema é que os defensores da Ivermectina dizem que usam esse medicamento para curar uma doença provocada e potenciada por um vírus.

      Está errado.

      Dizer ou defender o contrário é prejudicial ao bem estar ou até à sobrevivência da humanidade.

      Permitir que esse engano possa ser cultivado e distribuído de forma ligeira é totalmente contraproducente.

      Eliminar
  4. Acho que devias limpar os comentários destas pessoas , não devias dar uma plataforma tal como o Reddit não devia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias restituir a PIDE tu. Vergonha de comentário sinceramente, censura defendida em pleno século XXI.

      Eliminar
  5. Muita literatura relevante em várias áreas do conhecimento científico parece discordar dessa opinião.

    "Ignorar o enquadramento" é aquilo que se está a fazer neste post, a pandemia não existe no vácuo, existe num contexto e época histórica própria que após mais cuidadosa análise suscita muitas questões, senão mesmo, preocupações, não só pela literatura prévia existente sobre investigação científica na área da Securitização (matéria de segurança) entre outras, como na informação que é, atípicamente, até para os atores envolvidos, escassa e pouco transparente.

    É engraçado que se fale em história, sendo o objectivo da aprendizagem da história, para lá do "mero" interesse académico, a melhor ferramenta para não repetir os erros do passado, é tendo em conta a quantidade de exemplos das ditas "teorias da conspiração" que hoje em dia podemos factualmente afirmar como realidade, o questionamento não só é razoável como é necessário, com vista à manutenção dos próprios valores democráticos, não sei onde leram, mas a democracia não é eficiente, mas é indispensável à perseguição da justiça.

    Em relação aos argumentos tontos da terra plana é um argumento desonesto e falacioso por apelar ao absurdo e extremo que é facilmente posto à prova, com algo em que não é possível aferir-se a "verdade" no presente momento em que se pode apenas utilizar o indispensável método dedutivo.

    Assim termino, situações fraudolentas em que atores se tentam aproveitar do caos para proveito próprio já geram em si consequências legais, não podem nem devem ser utilizadas como desculpas para a diminuição do direito que é a liberdade de expressão sob pena de o deixarmos irreconhecível.

    ResponderEliminar